Aquelas rações coloridas, com formatos diferentes e divertidos são bastante atrativas nas prateleiras dos pet shops, não é mesmo? E mesmo que os nossos amigos de quatro patas não tenham a habilidade de distinguir as diferentes matizes e nuances, esses produtos cheios de cor ainda fazem o maior sucesso com os seus tutores humanos.
Mas, e quando o foco da questão é a saúde dos nossos cães? Será que os corantes utilizados nas rações podem trazer algum tipo de problema ao organismo dos pets? Quais são os aditivos artificiais mais utilizados pelas indústrias?
Para responder a essas e outras questões, preparamos este conteúdo especial e recheado de informações bacanas para você. Nele, vamos falar sobre alguns dos corantes mais populares do mercado de alimentação animal, os efeitos desses elementos na saúde do seu AUmigo, além de dar algumas dicas valiosas para que você escolha uma ração saudável, verdadeiramente nutritiva e de altíssima qualidade.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Quais são os tipos de corante mais utilizados no mercado de alimentos para os pets?
Para nós, seres humanos, a cor é um dos diversos fatores que influenciam a decisão de compra de certos produtos alimentícios em nosso dia a dia — e essa máxima também se estende à escolha de rações e snacks para consumo animal. Nesse aspecto, as tonalidades costumam ser associadas à presença ou à predominância de determinados ingredientes, como diferentes tipos de carne ou vegetais.
No entanto, assim como acontece com os alimentos que encontramos nos supermercados, a utilização dos corantes nas rações é um recurso meramente estético, sem qualquer valor nutritivo e que, muitas vezes pode acabar trazendo prejuízos à saúde.
Embora existam centenas de agentes sintéticos de coloração disponíveis no mercado, podemos destacar entre as mais comuns:
- vermelho 40;
- azul 2;
- amarelo 5;
- e amarelo 6.
Apesar de deixarem os produtos mais visualmente atrativos, a verdade é que esses corantes são produzidos de forma completamente artificial. E, ainda que não tragam riscos à alimentação humana, não são indicados para os animais.
Por isso, no próximo tópico deste conteúdo, vamos listar algumas das principais reações manifestadas pelo organismo dos cães ao entrar em contato com os corantes artificiais presentes em seus alimentos. Confira a seguir!
Que efeitos esses aditivos podem trazer para a saúde dos nossos pets?
As rações com um alto índice de corante também apresentam outros componentes químicos — como conservantes e antioxidantes —, além de excesso de sódio. Lado a lado com os corantes, foi comprovado que esses componentes artificiais podem ocasionar uma série de reações, das mais leves às mais complexas, de acordo com o organismo de cada peludo.
A seguir, vamos listar os sintomas mais comuns apresentados pelos cãezinhos:
- alergias e outros problemas na pele, como coceiras e vermelhidão;
- enfraquecimento e queda dos pelos;
- enjoo, vômito e diarreia.
A longo prazo, o consumo frequente das rações com muitos ingredientes sintéticos pode causar sensibilidade alimentar, comprometer o trato urinário e o funcionamento dos rins e, até mesmo, culminar no surgimento de tumores em locais como o cérebro e as glândulas adrenais.
Como escolher a ração ideal para meus animais de estimação?
Aqui, a nossa dica principal é ter um olhar mais atento às informações nutricionais presentes nas embalagens de ração. Nessas tabelas é possível verificar não apenas a presença de corantes na formulação, mas também a utilização de outros aditivos, como antioxidantes de origem sintética.
Nesse aspecto, os conservantes mais comuns utilizados pelos fabricantes são o BHA e BHT que, em muitos países, já são proibidos para o uso humano e podem causar danos bastante graves também ao organismo dos cachorros de diferentes idades, portes e raças, mesmo se aplicados em doses controladas. Assim, na hora de comprar a ração do seu pet, avalie os ingredientes escolhidos pela marca que você pretende levar para casa.
Prefira os produtos sem corantes ou com antioxidantes de origem natural que, além de assegurar as características originais de cor e sabor, são opções mais saudáveis para garantir uma alimentação com mais qualidade para o seu amigo de quatro patas.
É importante lembrar, ainda, que cada fase da vida do seu cãozinho tem diferentes necessidades nutricionais, e o tipo de ração consumida deve acompanhar esse desenvolvimento. Portanto, verifique se o produto conta com uma combinação balanceada de proteínas, carboidratos vitaminas e cálcio. Dessa forma, a saúde do seu pet conta com benefícios como:
- aumento dos índices de aproveitamento nutricional;
- produção e regularização dos hormônios;
- renovação das estruturas dos órgãos;
- reparação dos músculos;
- formação de novas células da pele;
- desenvolvimento dos ossos e dos dentes dos filhotes;
- fortalecimento da estrutura óssea dos cães mais idosos.
Por fim, agora que já desmistificamos a importância da cor como um dos atrativos mais relevantes nos alimentos voltados ao público animal, e mostramos que o uso do corante pode ser altamente prejudicial à saúde dos cães, vamos finalizar o conteúdo com uma curiosidade interessante.
Tendo em mente que nossos queridos AUmigos não são capazes de distinguir uma intensa gama de matizes, sabe qual é o sentido que entra em ação quando bate aquela fome? É o olfato! Por isso, na hora da refeição, é importante lembrar: o seu pet não vai se interessar particularmente por um potinho recheado de itens coloridos, mas sim pelo cheiro agradável que com certeza vai abrir o seu apetite.
Então, aproveite as nossas orientações e escolha produtos com uma formulação mais natural e nutritiva. Afinal, um cachorro bem alimentado é mais saudável e muito mais feliz!
Você também pode gostar
Mais de Alimentação
Três tendências em alimentação de pets na América Latina
O setor de alimentos para pets no Brasil, tem cada vez mais recebido influências do mercado mundial. Assim como em …
Como planejar uma festa de aniversário para o seu pet
Tudo o que é bom deve ser comemorado, não é mesmo? Assim como é muito comum celebrarmos mais um ano …
Proteínas de qualidade na ração do seu pet: saiba a importância
Uma boa alimentação deve começar com a escolha de bons ingredientes, é assim que funciona para nós humanos e não …