Assim como o faro, a audição é um sentido extremamente aguçado nos cães. Embora anatomicamente a estrutura auricular canina tenha diversas semelhanças com a humana, alguns estudos indicam que ela é quatro vezes mais potente do que a nossa!
Isso explica por que os peludos são capazes de responder a sons como o barulho de carros ou o latido de outros cachorros a uma grande distância, além de serem mais sensíveis a ruídos que mal conseguimos perceber em nosso dia a dia.
Por esses, e outros motivos, cuidar da saúde dos ouvidinhos dos nossos cães é tão importante! E, pensando nisso, preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa fazer para realizar uma limpeza correta das orelhas do seu pet.
Continue a leitura e fique bem informado!
Por que é importante cuidar dos ouvidos dos nossos pets?
Lado a lado com a rotina de banhos e a escovação dos dentes, a limpeza dos ouvidos é de extrema importância para garantir a saúde o bem-estar dos nossos amigos de quatro patas. Afinal, cães das mais diferentes raças, portes e estilos de vida estão sujeitos ao surgimento de inflamações e infecções causadas pelo acúmulo de sujeira na região dos ouvidos.
A principal complicação, nesse caso, é a otite. Causada por fungos e bactérias, a variável canina dessa doença traz dor e bastante desconforto aos cãezinhos. Ela pode ocorrer tanto na região interna, quanto na externa ou mesmo no meio do canal auditivo, causando vermelhidão no local, excesso de cera, odor forte e até mesmo mudanças no comportamento do pet.
Como fazer a higienização corretamente?
Para manter toda a orelha do seu pet sempre limpinha e saudável basta recorrer ao velho trio de hastes flexíveis, pinças e algodão, certo? Errado! Embora seja algo bastante comum para vários tutores, a verdade é que essa prática pode acabar machucando seriamente o seu amiguinho peludo.
Então, como realizar a limpeza do ouvido do seu cão? No mercado veterinário, é possível encontrar diversos produtos específicos para remover a cera auditiva — os ceruminolíticos. Confira no passo a passo a seguir como realizar a aplicação do medicamento de forma simples e eficaz!
Posicione o cãozinho corretamente
O ideal é colocar o seu pet no colo, deitado confortavelmente e com a cabeça para o lado, de modo que você consiga visualizar melhor o canal auditivo.
Se o seu aumigo for muito grandão, você pode apoiar apenas a cabeça dele no seu colo. O importante é que o acesso à região das orelhas esteja facilitado.
Aplique o produto
Agora é o momento de aplicar o ceruminolítico. Utilize a quantidade de gotas indicada pelo fabricante e massageie a orelha com o polegar e o dedo indicador para que o produto entre mais suavemente no canal auditivo.
Espere alguns instantes até que todo o líquido tenha entrado na orelha do pet e, enquanto isso, faça bastante carinho para que o seu peludo se sinta mais tranquilo e confortável.
Retire a sujeira
Após alguns minutos, já é possível remover a cera facilmente com a ajuda de um algodão ou uma gaze. Lembre-se que esse procedimento deve ser realizado apenas superficialmente, para evitar que o ouvido do pet seja machucado ao longo do processo.
Se for necessário, você também pode aplicar um pouco da loção ceruminolítica no algodão ou na gaze para remover as sujeiras externas mais difíceis.
Dependendo do nível de cera acumulado, não se esqueça de consultar um veterinário de confiança para conhecer as melhores opções disponíveis no mercado.
Para finalizar, que tal algumas dicas?
Agora que você já sabe a importância de manter os ouvidos do seu amigo de quatro patas sempre limpinhos e como realizar esse procedimento com mais tranquilidade, vamos dar algumas dicas que podem ajudá-lo ainda mais a manter a saúde do pet em dia e identificar quando algo não vai bem.
Conheça a personalidade do seu pet
Alguns cãezinhos vão ficar muitíssimo bem comportados enquanto você realiza a limpeza dos ouvidos, enquanto outros podem ficar bastante agitados e até agressivos. Por isso, fique sempre atento ao perfil do seu aumigo e, se for necessário, conte com alguém para ajudá-lo na hora da higienização ou procure um veterinário.
Outra dica interessante é recompensar o seu pet após a sessão de higienização com petiscos e muitos carinhos. Assim, você reforça o bom comportamento e facilita as próximas tentativas até que ele se acostume.
Lembre-se que cada raça tem suas peculiaridades
Algumas raças como cocker spaniel, dachshund e basset hound têm orelhas pendulares. Esse formato, apesar de muito fofo, acaba deixando a região dos ouvidos mais úmida e abafada, um ambiente propício para a proliferação dos microrganismos.
Pugs, buldogues, lhasa apsos e outras espécies que costumam apresentar doenças de pele com frequência também estão mais sujeitos à otite, exigindo uma atenção especial de seus tutores.
Dê uma atenção especial à hora do banho
Uma das principais causas do aparecimento de fungos e bactérias no canal auditivo dos pets é o excesso de umidade no local. Por isso, é muito importante evitar ao máximo a entrada de água nessa região durante o banho.
Aqui, uma boa sugestão é colocar um chumaço de algodão em cada orelha do seu amigo peludo — superficialmente, para não machucá-lo — e secar bem a região.
Fique de olho nos sintomas
Além dos sintomas que apresentamos no início desse conteúdo, vamos listar mais alguns sinais que podem indicar que algo não vai bem com a saúde dos ouvidos do seu cãozinho:
- inchaço na parte externa das orelhas;
- eliminação de uma secreção amarelada;
- coceiras constantes;
- menear de cabeça;
- choros e ganidos quando alguém toca no local.
Agora que você já está por dentro de todos os cuidados necessários para manter a saúde dos ouvidos do seu pet, acostume o seu peludo aos poucos às sessões de limpeza. Assim, ele vai ficar mais dócil e a tarefa ficará cada vez mais fácil e eficaz.
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
Pets como membros da família
Se você chama o seu pet de filho, não se preocupe, você não é o único e muito mais pessoas …
Carnaval Pet
O Carnaval está chegando e essa é uma época que envolve muita diversão e assim como nós, muitos pets adoram …
Cuidado com os alimentos proibidos
Em períodos de festas ou de férias é muito comum a família estar reunida, na companhia de pets. O maior …