Permitir que os nosso aumiguinhos participem cada vez mais do nosso dia à dia é uma tendência mundial. Ambientes e estabelecimentos que permitem essa proximidade vem crescendo a cada dia, assim como o número de usuários desse benefício. Hoje é muito comum pautar nossas atividades (viagens, passeios, exercícios, etc) considerando todos os membros de nossa família, incluindo nossos companheiros. Essa prática criou uma demanda no mercador e, nos últimos, tornou possível esse tipo de experiência.
Isso sem contar os hotéis e creches especializados em receber pets, que além de oferecer conforto e segurança, proporcionam atividades específicas para garantir que todo o tempo que o pet esteja lá seja uma experiência tranquila e saudável. Com estruturas pensadas especificamente para esse público, esses estabelecimentos muitas vezes contam com profissionais com treinamento de primeiros socorros, prontos para qualquer tipo de imprevisto.
Essa liberdade oferecida aos pets e seus cuidadores não está limitada shoppings e hotéis, já existem bares, cafés e até mesmo restaurantes que possuem menus específicos para visitantes de focinho molhado. Tornando o passeio não só uma experiência nova para os adultos, mas também para os companheirinhos.
Com essa nova realidade, já existem diversos alimentos e bebidas nesses locais, desenvolvidas especificamente para pets, como cerveja e chocolate para cachorros, por exemplo. Há também as festas e caminhadas pet, que ajudam na socialização com outros cuidadores e aumiguinhos.
Para facilitar o encontro entre famílias com pets e hotéis, atividades ou estabelecimentos, já existem agências de turismo especializadas na organização de roteiros e na busca por esse tipo de serviço, assim como guias e instituições que validam locais que oferecem ambientes amigáveis para pets, validando se as regras estabelecidas é cumprida e classificando a qualidade dessa experiência.
Ao escolher um estabelecimento desse tipo, é importante levar em consideração algumas coisas para garantir que tudo ocorra bem e de forma agradável, sem surpresas ruins ou dores de cabeça.
Entenda as regras do local e o seu funcionamento
O primeiro passo é entender como funciona o local e quais são as regras para que seu aumigo possa usufruir em segurança e com qualidade o espaço oferecido. Conhecer minimamente a logística do local e a estrutura do mesmo também ajuda na hora de tomar a decisão.
Segurança
Como estamos falando de, possivelmente, vários pets em um mesmo ambiente, é preciso também entender como funciona a segurança do local e se possuem algum tipo de divisão de ambiente para cachorros e gatos, ou algo do gênero.
Saúde do pet
Uma coisa muito importante antes de frequentar qualquer lugar público é ter certeza de que a saúde do seu aumigo está em dia, com vacinas e vermífugos em dia. Por mais que o ambiente amigável para todos seja limpo, ainda é necessário um cuidado extra para evitar que algo que deveria ser agradável, cause algum tipo de malefício para quem a gente mais ama.
Antes de planejar qualquer viagem ou atividade, é necessário uma preparação previa. Permita que as habilidades sociais do seu pet sejam desenvolvidas, de forma que não seja novidade um ambiente fechado ou repletos de pets no seu primeiro contato. Traçar um roteiro e planejar a logística do passeio também é muito importante, o transporte será uma introdução para o pet do que ele deve esperar da atividade, então começar com o pé direito facilita bastante!
Alguns websites facilitam esse tipo de planejamento, como o website Turismo 4 Patas (www.turismo4patas.com.br), que oferece um sistema de classificação, entre 1, 2 e 3 patinhas, dos estabelecimentos que podem proporcionar a melhor experiência, com estrutura, atividades e equipe treinada. Lá é possível encontrar diversos estabelecimentos e atividades que você pode usufruir com seu aumiguinho. Outro local que reúne muitas informações e roteiros é o Guia Pet Friendly (www.guiapetfriendly.com.br), que oferta locais dos mais variados tipos, em cidades do Brasil e alguns países latino-americanos que recebem pets de braços abertos.
Bom passeio!
#audoropets
Você também pode gostar
Mais de Dicas
Carnaval Pet
O Carnaval está chegando e essa é uma época que envolve muita diversão e assim como nós, muitos pets adoram …
Cuidado com os alimentos proibidos
Em períodos de festas ou de férias é muito comum a família estar reunida, na companhia de pets. O maior …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …