Quando caminhamos, após alguns poucos minutos respirando ar fresco e olhando novas paisagens parece que dá pra sentir a diminuição do estresse em nosso corpo. Uma boa caminhada pode oferecer diversos benefícios para nosso corpo e mente. Com nossos aumigos não é tão diferente. Além de contribuir para o físico do pet, a caminhada ajuda a desenvolver várias habilidades motoras, psíquicas e sociais, tornando a vida dele mais saudável e alegre.
Como se só isso não fosse o suficiente, criar essa rotina de atividades físicas é algo que ajuda no comportamento dentro e fora de casa do seu pet. Quando existe uma interação com outros pets, a descoberta de novos cheiros e a prática regular de exercícios os tornam mais calmos, alegres e principalmente saudáveis.
Os cachorros são como crianças, com um ciclo de energia (que precisa ser gasto!) que se renova muito rápido. Ao invés de investir um tempo roendo os móveis da casa, uma boa caminhada ajuda a liberar essa energia acumulada e acalmar os ânimos do pet.
Apesar disso tudo, também é necessário alguns cuidados para evitar que o passeio se torne um pesadelo para todos os envolvidos. Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas para que o passeio seja um sucesso:
Escolha a coleira correta para o porte do seu pet
A melhor forma de escolher uma coleira é definir qual é a sua finalidade e, principalmente, respeitar os atributos físicos do animal. Existem diversos tipos, marcas e modelos de coleiras, a ideal será aquela que oferecer mais segurança para a atividade escolhida, sem privar o pet do conforto.
Verifique se o equipamento está em boas condições de uso antes de sair
É muito perigoso quando estamos passeando com o pet e numa situação atípica (seja com outro focinho molhado, chuva ou barulho) o equipamento utilizado não ser resistente o suficiente e acabar soltando ou se partindo. Por isso, sempre verifique os equipamentos antes de começar a atividade.
Evite andar em horários de sol forte, temperaturas altas ou baixas demais
Assim como nós, a ação do frio ou do calor também afeta nossos aumiguinhos. Uma forma de verificar se a temperatura do solo está suportável é usando a parte interna do antebraço ou a sola dos nossos pés. Se, ao toque, estiver incomodo, o passeio precisa ser remarcado!
Carregue sempre um saquinho para recolher as necessidades do pet
Dê preferência por passeios em parques ou na calçada
Faça pequenas pausas para hidratação e oferte petiscos como premiação pelo bom comportamento
Defina um tempo condizente com a raça, idade e porte do seu pet
O veterinário será o melhor indicado para a tomada de decisão nesse caso. Não hesite questioná-lo e a cada consulta, verifique se as condições se mantem ou se deve ser revista a rotina criada.
Como nem sempre temos a disponibilidade que gostaríamos, muitas vezes pela correria do trabalho, dos estudos ou de outras tarefas, nossa saúde acaba negligenciada e nossos pets acabam sofrendo as consequências disso. É graças a falta de tempo dos cuidadores é que surgiu a profissão de passeador(a) de cães, também conhecidos como dog walker.
Se não podemos ter uma rotina saudável para nosso pet, não há nada melhor do que contar com a ajuda de um profissional, afinal o bem-estar deles também é o nosso. Apesar disso, é preciso tomar cuidado na escolher um dog walker sério, que pode oferecer todo o conforto e segurança para seu cachorro, em um passeio prazeroso e positivo para a sua saúde. Confira:
– Tem conhecimento em primeiros socorros
– Quanto tempo de experiência e se tem algum tipo de conhecimento técnico em animais
– Com quantos cães ele passeia ao mesmo tempo
– Quando o passeio não é nas proximidades da residência, qual transporte ele utiliza
Se as respostas para as perguntas acima atenderem as suas expectativas para o profissional que fará companhia para o seu focinho molhado, peça algumas referências e até mesmo acompanhe alguns passeios para garantir mais segurança ao pet e tranquilidade a você.
Existem diversas plataformas digitais que oferecem o serviço de dog walkers, assim como hotéis e outras facilidades para garantir o conforto dos nosso aumiguinhos. Respeitando os limites do seu pet também é uma forma de muito carinho e afeto. Esperamos que com essas dicas você possa ter momentos ainda mais alegres. Bom passeio!
#AudoroPets
Você também pode gostar
Mais de Dicas
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …
A importância do adestramento de cães e gatos
O adestramento é um processo educacional que auxilia no desenvolvimento do pet, fazendo com que ele cresça de forma mais …
Proteja seu pet durante as festas de fim de ano
As festas de fim de ano estão chegando e com elas algumas preocupações e cuidados que devemos tomar com os …