Quem não se lembra daquele cheirinho de leite, característico de filhotes de cachorros e gatos? Nos primeiros meses de vida, tudo é muito fofo e adorável, mas com o passar do tempo os anjinhos vão se tornando monstrinhos, e não há mal nisso! Desde a infância dos peludos é importante desenvolver o hábito de cuidar da higiene bocal dos aumiguinhos. O quanto antes e o mais regular esse cuidado for, melhor será o seu crescimento e principalmente a sua melhor idade.
Com o passar do tempo, é muito comum receber um lambeijo que perdeu toda a característica fofa e pode apresentar odores desagradáveis e muitas vezes insuportáveis. O hálito funciona como um sinal de alerta natural dos cachorros e dos gatos para indicar diversos tipos de doenças, que passam desde leves halitoses causada por falta de higiene bucal até coisas mais graves.
Os veterinários indicam que mais de 80% dos cachorros possuem algum tipo de doença dentária após os 3 anos de idade. Isso acontece pela falta do hábito de escovar os dentes dos focinhos molhados, algo que oferece diversos riscos a saúde de curto a longo prazo. Algo tão presente, porém periogoso, o “bafo” precisa ser levado a sério, pois não é apenas uma questão de estética ou tornar a interação mais prazerosa, é uma questão de saúde.
É normal o pet ter mau-hálito?
Não. Assim como nós, é comum que os animais sofram de mau-hálito, porém, apesar de ser considerado “normal de cachorro ou gato”, o odor forte é um indicativo de que algo não está certo e que precisa receber a devida atenção. Nesses casos, a consulta a um veterinário é sempre indicada, de forma a identificar o real causador do mau cheiro.
Mas afinal, o que causa mal hálito em cachorros?
Esse mau cheiro na verdade é uma halitose, que pode ser causada por diversos fatores: desde uma higiene bucal inexistente, a presença de restos de comida na boca do focinho gelado ou até mesmo alguma doença nos órgãos internos. Um dos grandes causadores da halitose é a formação de tártaro na dentição do aumiguinho.
A simples presença do tártaro é o indicativo de que alguma doença periodontal está presente, seja ela leve, moderada ou até mesmo avançada. O tártaro também pode levar a inflamações na gengiva, que acabam gerando dor e desconforto para o pet, com sangramento e até perda dos doentes, caso não tratada. Em alguns casos essa inflamação se torna tão profunda que pode afetar órgãos como os rins, fígado e até mesmo o coração.
E nos bichanos, o que causa mal hálito em gatos?
Os gatos são animais extremamente ativos em sua higiene, exceto quando se fala dos seus dentes. Os bigodudos adoram tomar banho, porém a sua boca acaba sendo um pouco negligenciada. A Halitose felina também é um sinal que pode apontar que há algo de errado na dentição, com alguma doença periodontal, ou até mesmo inflamações de gengiva ou doenças estomacais.
Em ambos os casos também é preciso ficar de olho na presença de feridas na boca do pet, em alguns casos podem ser estomatites, assim como as aftas que temos, podem aparecer nos peludos e causar dor e muito desconforto.
Para evitar a halitose causada pelo tártaro, é possível retardar ou até mesmo evitar o seu surgimento com escovação. Ela deve acontecer diversas vezes na semana e deve ser regular. Existem alguns truques para tornar o momento menos desagradável pelo focinho gelado, confira:
– Crie o hábito desde cedo, assim o aumiguinho cresce já
acostumado com a ideia de realizar o procedimento
– Oferece agrados antes e depois da intervenção, não há nada que um bom afago e
um petisco não torne mais gostoso
– Enxaguantes bucais para pets também facilitam o trabalho
– Tenha muita paciência!
O mais importante é: caso seu aumigo apresente algo fora do habitual, seja na boca ou em qualquer lugar do corpo, a melhor opção é sempre procurar a ajuda de um veterinário assim que o sintoma aparecer, uma vez que ele pode ser o primeiro alerta de algo mais sério. Com o passar do tempo esse tipo de doença acaba se tornando mais comum, então a atenção especial para os focinhos enrugados é muito importante!
Um lambeijo (cheiroso) para todos vocês.
#audoropet
Você também pode gostar
Mais de Saúde
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …
Saiba tudo sobre febre maculosa
A febre maculosa é uma das doenças existentes no Brasil que pode afetar tanto humanos quanto animais. Um dos mais …