Atualmente, os pets têm ganhado uma atenção toda especial não apenas dos seus donos, mas também do mercado de modo geral. Um bom exemplo é o surgimento de opções variadas de alimentação — mais naturais e saudáveis —, adequadas às necessidades de cada bichinho ou tratamentos veterinários com foco tanto na saúde quanto no quesito qualidade de vida.
Além disso, também é possível observar o aumento de lugares que se tornaram “pet friendly” ou, amigos dos animais, e que, até pouco tempo, não aceitavam a entrada de animais de estimação, como shoppings, lojas, clubes e a praia que, aliás, será o tema principal do nosso post de hoje.
Então, para saber mais sobre o assunto e descobrir tudo o que você precisa para tirar as tão sonhadas férias com o seu pet de frente para o mar, continue a leitura e confira as nossas dicas!
Onde se hospedar?
Cada vez mais, é possível encontrar hotéis e pousadas especialmente preparados para receber os hóspedes e seus bichinhos de estimação com conforto e qualidade. O segredo, é buscar os estabelecimentos que aceitam não apenas a circulação dos pets em determinadas áreas, mas que esteja preparado para recebê-los de forma livre.
Nos locais que atendem a esses requisitos, é possível encontrar benefícios exclusivos como bebedouros específicos para os pets, lixeiras específicas para o descarte das fezes, convênios com pet shops e serviços veterinários, além de quartos com estrutura para receber cães e donos no mesmo espaço.
Quais são os cuidados necessários?
Para garantir a tranquilidade da sua viagem, é importante estar bem informado sobre algumas regras e precauções básicas que vão permitir uma experiência agradável para você e o seu mascote. Veja a seguir!
Escolha o local certo
Um dos pontos cruciais para garantir uma boa viagem é descobrir, com antecedência, quais praias permitem a presença dos bichinhos de estimação, bem como as normas estipuladas pela prefeitura local.
Fique atento aos horários do dia
Sair para tomar sol durante as horas mais quentes do dia não é uma boa ideia tanto para seres humanos quanto para os bichinhos de estimação. No caso dos pets, além do risco de queimaduras e desidratação causados pela exposição excessiva os raios solares, o calor do chão também pode ferir gravemente as patinhas.
Leve água
Como citamos logo acima, o excesso de calor pode acabar desidratando o seu cãozinho. Nessas horas, é sempre importante levar para o passeio uma boa quantidade de água e fazer paradas estratégicas para que o pet possa se reabastecer.
Carregue uma sacolinha para os passeios
Uma das justificativas apontadas pelos locais que proíbem a circulação de cães é a sujeira causada pelas fezes do animal. Por isso, leve sempre uma sacola plástica para recolhê-las e evitar situações desagradáveis junto a outros frequentadores da praia.
O que não pode faltar na bagagem
Uma vez reservado o local ideal para hospedagem, e tendo em mente todos os pontos de atenção necessários para garantir a sua tranquilidade e o bem-estar do seu pet ao longo da viagem, chegou a hora de descobrir o que não pode faltar na mala!
Então, confira a nossa lista e tome nota para não esquecer nenhum dos itens que citaremos a seguir. Vamos lá?
Ração do seu pet
Comece separando a ração com a qual ele já está acostumado e na quantidade ideal para o período da viagem, corretamente embalada e longe da umidade ou do contato com insetos que podem prejudicar a qualidade do produto.
Assim, você garante a boa alimentação do seu cãozinho e evita o risco de não encontrar o produto nos pet centers caso ela acabe antes do planejado.
Coleira de identificação
Mais um item indispensável, a coleira é um acessório bastante necessário para garantir a segurança do seu pet em qualquer lugar.
Aqui, a dica é anexar uma plaquinha com o seu nome e telefone de contato. Caso o seu bichinho se perca e seja encontrado por outras pessoas, será mais fácil tê-lo de volta.
Caminha, cobertor e brinquedos
Levar os objetos do seu ajudam a trazer uma sensação de familiaridade dos pets, fazendo com que eles se sintam mais confortáveis e garantindo uma estadia mais tranquila para todos.
Então, assim que chegar ao seu destino, instale a caminha ou o cobertor no local onde o seu cãozinho irá dormir, juntamente aos seus brinquedos preferidos, mostrando onde será o cantinho dele durante o período da viagem.
Kit de primeiros socorros
Já diz o ditado que “prevenir é melhor do que remediar”, não é mesmo? Seguindo essa máxima, coloque na mala tudo o que for necessário para atender o seu bichinho caso ele se machuque ou seja picado por algum inseto. Alguns itens que não podem faltar, são:
- lenços umedecidos para limpar possíveis ferimentos;
- gaze, algodão, esparadrapo e ataduras;
- pomada para assaduras;
- protetor solar para cães — especialmente para o focinho e para pets de pelagem clara;
- remédios indicados pelo veterinário de confiança.
Outra boa dica é aplicar um bom remédio contra pulgas e carrapatos antes de viajar, além de ter sempre à mão um repelente à base de ingredientes atóxicos, como a citronela, que pode ser utilizado por pets de todas as raças, idades e tamanhos. E então, pronto para viajar com o seu mascote e vivenciar uma ótima experiência de férias ao lado do seu melhor amigo? Ou ficou com alguma dúvida e gostaria de compartilhar com a gente? Deixe o seu comentário ao final do post!
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …