Ao fazer uma breve análise do mercado de produtos pet da atualidade, podemos citar como uma das principais tendências uma verdadeira humanização na alimentação dos nossos aumiguinhos.
Mas calma, isso não significa que passaremos a dividir os nossos jantares com os patudos — até porque, prejudicaria a saúde deles —, mas que, assim como tem acontecido na alimentação humana, é possível observar uma busca por alternativas mais saudáveis para a produção de rações e snacks caninos.
E, seguindo essa proposta, algumas indústrias já estão desenvolvendo formulações à base de proteína de inseto como um caminho para driblar o uso de ingredientes sintéticos. É isso mesmo que você leu: proteína de inseto!
Embora ainda seja motivo de estranhamento — e até mesmo repulsa — para muita gente, a verdade é que os insetos são uma grande fonte de nutrientes e representam uma ótima solução para o mercado alimentício. Ficou curioso e quer ficar por dentro desse assunto? Então, continue a leitura e saiba mais!
Como a maior parte das rações é produzida atualmente?
Hoje em dia, uma boa parcela das indústrias de alimentação para pets ainda utiliza o mesmo processo de produção, que mescla ingredientes de fonte vegetal e componentes de origem animal.
Hoje em dia, uma boa parcela das indústrias de alimentação para pets ainda utiliza o mesmo processo de produção, que mescla ingredientes de fonte vegetal e componentes de origem animal.
A partir desses elementos, é obtida a composição básica de uma ração que atende às especificações de qualidade exigidas pelo mercado, sendo capaz de fornecer aos nossos aumigos as quantidades ideais de carboidratos, vitaminas, proteínas, gorduras, fibras e minerais como o cálcio e o ferro.
Além disso, as fábricas também inserem outros componentes — nada naturais — em suas formulações, como conservantes de base sintética para aumentar a durabilidade do produto e também corantes, que não possuem qualquer função nutricional, servindo apenas para uniformizar a tonalidade do produto.
Quais são as vantagens da proteína de inseto para a produção de ração?
Por outro lado, diversos estudos têm demonstrado que os insetos possuem um alto potencial nutritivo e que podem ser aplicados com sucesso na produção de alimentos para os pets. Em termos de concentração proteica, esses bichinhos apresentam índices superiores aos encontrados em animais de maior porte, como vacas e porcos, por exemplo.
Além de contribuir com a produção de anticorpos e a construção de novos tecidos, favorecendo o sistema imunológico e a saúde muscular dos nossos amigos de quatro patas, os insetos ainda têm alto nível de digestibilidade e garantem um rendimento de 100% em sua utilização na fabricação de rações, podendo ser utilizados inteiros, misturados a sementes e frutas secas moídos, na forma de farinha.
A utilização dos insetos também traz boas vantagens do ponto de vista econômico, com uma produção que demanda baixo custo e maior praticidade. Entre diversos desses benefícios, podemos destacar que os insetos:
- não necessitam de muito espaço para crescer;
- sua produção exige pouco volume de água e energia;
- são recicladores, ou seja, capazes de recuperar boa parte dos nutrientes perdidos;
- não precisam de terra fértil para se produzir;
- já fazem parte da dieta natural de muitos animais, não exigindo período de adaptação.
Entre as espécies de inseto mais utilizadas, com a aprovação do Ministério da Agricultura, podemos citar a larva do besouro tenébrio (Tenebrio molitor) e o grilo preto (Gryllus assimillis).
Como está o mercado atual?
Embora seja uma excelente promessa de sucesso para o mercado de rações no segmento de animais de estimação, a proteína de insetos ainda precisa ampliar seu alcance no comércio nacional.
Em uma visita recente à edição de 2019 da SuperPet, uma feira voltada especificamente ao mercado pet, com mais de 100 expositores que trouxeram as maiores tendências em saúde, bem-estar, beleza e alimentação para os nossos melhores amigos, pudemos fazer algumas observações bastante interessantes.
Conversando com profissionais de várias empresas, percebemos um aumento da preocupação em oferecer alternativas mais saudáveis e sustentáveis em suas rações, apresentando soluções como:
- a utilização de antioxidantes orgânicos como forma de substituir os conservantes sintéticos;
- a busca por ingredientes mais saudáveis e formulações que reúnam frutas frescas e tipos diferentes de carne para a produção de rações mais naturais;
- ou mesmo aparatos tecnológicos que a manter a água dos bebedouros mais fresca e limpa.
Mesmo em meio a tantas inovações que prometem nos ajudar a promover mais saúde e qualidade de vida para os nossos pets, não vimos em nenhum dos estandes nada a respeito da utilização da proteína de inseto que destacamos no artigo de hoje.
Talvez porque alguns produtos ainda estejam em fase de desenvolvimento para serem trazidos ao público em breve ou porque realmente ainda não existe um investimento massivo nesse campo tão promissor da saúde animal. Mas, independentemente do motivo, apostamos que, em um futuro próximo, a utilização desse tipo de proteína já seja uma realidade para muitas das nossas empresas, já que apresentam um processo mais sustentável e eficiente, trazendo inúmeros ganhos do ponto de vista econômico e ambiental.
É importante ressaltar, por fim, que uma boa alimentação é uma parte primordial da manutenção de uma vida mais saudável e do bem-estar dos nossos queridos aumiguinhos e, por isso, merece uma atenção mais do que especial.
E para fechar o nosso artigo de hoje, a dica é: na hora de comprar a ração, fique de olho na tabela nutricional da embalagem e busque o produto mais indicada às necessidades dele, garantindo, assim, que ele tenha todos os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada.
Ah, lembre-se também de consultar com regularidade um veterinário de confiança, que poderá dar as melhores orientações para garantir que a saúde do seu pet esteja sempre em dia!
Você também pode gostar
Mais de Saúde
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …