Não há nada mais divertido do que poder levar os nossos amigos de quatro patas para passear conosco, não é mesmo? Além de ser um momento de lazer muito importante para a qualidade de vida do seu pet, também é uma forma bastante interessante de fazê-lo participar de sua vida social, sentindo-se ainda mais amado e acolhido.
No entanto, o que muita gente não sabe, é que existem algumas regras para carregar animais de estimação em automóveis que, quando não são seguidas com atenção, podem acabar trazendo uma baita dor de cabeça e atrapalhando momentos agradáveis de convivência ao lado seu aumigo.
E para ajudá-lo a ficar por dentro do assunto e aproveitar com mais tranquilidade o seu passeio, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para transportar o seu cachorro no carro com segurança e dentro das leis.
Boa leitura!
Quais são os desafios de transportar um pet no carro e como lidar com eles?
Enquanto alguns donos precisam lidar com toda a ansiedade e empolgação dos seus amigos peludos na hora do passeio, outros têm que fazer um verdadeiro malabarismo para conseguir driblar o medo de seus cãezinhos e a enorme relutância em entrar no carro.
E, independente de qual for a reação do seu pet, o desafio é sempre igual: mantê-lo parado e bem acomodado no mesmo lugar durante o mesmo lugar durante todo o trajeto. E, dependendo da personalidade do animal, ele ainda pode adotar diferentes comportamentos, como:
- latir ou chorar;
- tentar pular pela janela;
- ou saltar para o banco na frente para se juntar ao dono.
É importante observar que qualquer uma dessas situações pode representar um perigo a todos os que estiverem no carro, já que o cachorro pode acabar assustando ou fazendo algum movimento que surpreenda o motorista, causando um acidente se ele estiver sendo transportado de forma incorreta. Além disso, essa conduta também pode gerar multas de trânsito!
E, falando no risco de multas, vamos aproveitar o próximo tópico para nos aprofundarmos um pouco mais nas leis e regras estipuladas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) quando o assunto é transporte de animais. Confira e tome nota!
Como funciona a legislação nesse caso?
De acordo com CTB, existem algumas exigências para que animais domésticos possam ser transportados corretamente, garantindo a segurança do bichinho e a dos demais passageiros. Para que você compreenda melhor esse sistema, vamos apresentar, a seguir, algumas dessas leis. Fique de olho!
- de acordo com o artigo 235, transportar o seu cãozinho em partes externas do veículo é considerado uma infração grave, causando a retenção do automóvel, perda de até 5 pontos na carteira e multa;
- colocar o seu pet no colo ou no banco ao lado sem proteção é considerado uma infração média e também pode render uma multa de acordo com o artigo 252;
- por fim, apesar de ser considerada uma penalidade leve, dirigir sem atenção ou sem os cuidados necessário para garantir a segurança no trajeto pode causar a perda de três pontos na CNH e gerar uma multa, de acordo com o artigo 169.
Como manter o meu cãozinho seguro durante o passeio?
Agora, vamos dar algumas dicas para que você leve o seu pet no carro com mais tranquilidade, segurança e sem correr o risco de pegar nenhuma multa pelo caminho!
Cinto de segurança canino
Com uma função semelhante ao cinto que utilizamos em nossos carros, esse apetrecho canino tem um formato mais parecido com o de uma coleira peitoral e vem com um adaptador para encaixe no cinto de segurança.
Assim, o seu pet pode ficar seguro ao banco sem perder o conforto de poder se sentar ou deitar ao longo da viagem. Além disso, é um acessório bastante prático, de fácil instalação e que ocupa pouco espaço, podendo ser guardado no porta-luvas do carro.
Caixinhas de transporte
Para quem tem cachorros de porte pequeno, essa pode ser uma boa solução para transportar o pet com praticidade e sem riscos: basta colocar a caixa no banco traseiro e prender a alça com o cinto de segurança.
Apesar de ser um dos métodos mais indicados, para muitos cães é uma opção altamente estressante. Por isso, antes de pegar a estrada é importante investir em um processo de treinamento e adaptação para que o seu aumigo se acostume ao espaço sem traumas.
Cadeirinha para pets
Quando o pet se enquadra na categoria dos que não se acostumaram à caixa de transporte, a cadeirinha pode ser uma opção interessante para dar uma maior sensação de liberdade ao seu cãozinho.
Com formato muito próximo a de um cesto, esse acessório é preso ao banco pelo cinto de segurança e possui uma presilha que pode ser acoplada à coleira do seu aumigo, mantendo-o protegido e confortável para aproveitar o passeio.
Grade divisória
Por fim, para os cães de grande porte, é recomendado o uso de uma grade divisória – colocada entre o banco de trás e a parte da frente do carro – junto ao cinto de segurança para pets.
Assim, você evita não só que ele tente saltar para o banco da frente, mas também que ele fique solto na parte traseira do veículo e corra o risco de se machucar. O mais importante, é identificar o tipo de equipamento mais adequado ao porte do seu amigão de quatro patas e aguardar algum tempo para que ele possa se adaptar, evitando que o seu passeio divertido se transforme em um momento de estresse e desconforto. Afinal, a segurança e o bem-estar do seu pet vêm em primeiro lugar!
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
Pets como membros da família
Se você chama o seu pet de filho, não se preocupe, você não é o único e muito mais pessoas …
Carnaval Pet
O Carnaval está chegando e essa é uma época que envolve muita diversão e assim como nós, muitos pets adoram …
Cuidado com os alimentos proibidos
Em períodos de festas ou de férias é muito comum a família estar reunida, na companhia de pets. O maior …