Com certeza, em algum momento da vida você já ter ouvido aquele ditado que diz que “saúde começa pela boca”, certo? Pois bem, essa máxima também vale para os nossos pets! Afinal, uma alimentação de qualidade é indispensável para garantir uma melhor qualidade de vida, com saúde e bem-estar para o seu amigo peludo.
Já falamos em outro artigo sobre os diferentes tipos de ração e como escolher a melhor opção a cada caso, levando em consideração tanto as características do seu cão — idade, porte, raça, problemas de saúde etc. — quanto os aspectos financeiros para estabelecer o melhor custo-benefício na hora da compra.
E, neste conteúdo, vamos dar sequência ao tema e falaremos de forma mais aprofundada sobre as rações secas e úmidas: quais as principais diferenças entre os dois tipos, seus componentes e os benefícios trazidos ao organismo do seu cãozinho. Confira e saiba mais!
Quais as principais diferenças entre a ração seca e a úmida?
Antes de listar as vantagens de cada ração mais especificamente, é interessante observar que, em termos de qualidade e valor nutritivo, qualquer uma das opções pode ser inserida na dieta do seu aumigo.
Tudo vai depender das necessidades mais específicas do seu bichinho e da capacidade de adaptação a cada um desses tipos de alimentação. E, a seguir, você vai poder conferir algumas das principais características que podem influenciar a sua escolha.
Por que escolher a ração seca?
Entre as principais vantagens de se optar pela ração seca podemos destacar a facilidade de encontrar o produto no mercado, aliada à diversidade de tipos e formulações desenvolvidas especialmente para as mais diversas necessidades nutricionais dos pets.
Também é possível observar alguns diferenciais significativos que têm impacto direto na relação custo-benefício, como preços mais acessíveis, maior prazo de validade e embalagens com maior volume de alimento, além de benefícios para a saúde do cão, já que uma das finalidades da ração seca é realizar uma limpeza dos dentes durante a alimentação, combatendo o acúmulo de tártaro.
Por outro lado, para os cachorrinhos em idade mais avançada, com problemas dentários ou doenças que dificultem a ingestão da ração seca, essa opção pode deixar de ser atrativa, fazendo com que eles não se alimentem direito.
É nessa hora que as rações úmidas se tornam uma alternativa interessante para garantir que os nossos aumigos tenham uma alimentação de qualidade e com o potencial nutricional necessário para manter o organismo saudável. Mas falaremos com mais detalhes sobre isso no tópico a seguir. Continue a leitura!
Quais são os diferenciais da ração úmida?
Conforme apontamos no final do tópico anterior, a ração úmida apresenta grandes vantagens quanto à facilidade de ingestão, garantindo a alimentação dos pets que apresentam dificuldades para mastigar a alimentação seca.
Outro aspecto bastante positivo é a quantidade superior de líquido presente nos sachês que, para os cães que vivem em regiões mais quentes, auxilia de forma significativa no combate a futuros problemas nos rins. Além disso, a palatabilidade superior ainda faz com que as rações úmidas atraiam os peludos de forma especial por seu sabor e sua textura.
Aliás, esse é um dos pontos que exige a atenção dos tutores: uma vez que o gostinho agradável acaba fazendo com que os cães, de modo geral, comam em maior quantidade, é preciso ficar de olho para que eles não consumam mais gorduras do que o necessário para o seu porte e idade.
E, na hora do armazenamento, é importante lembrar que esse tipo de ração estraga mais facilmente e, por isso, não deve ficar exposta no comedouro por muito tempo, além de ter um prazo de validade inferior ao alimento seco depois que a embalagem é aberta.
Em que aspectos prestar atenção na hora da compra?
Agora que você já conhece as principais características e vantagens apresentadas por cada um dos tipos de ração, vamos falar um pouco mais sobre aqueles aspectos aos quais você deve se atentar na hora de escolher a ração mais indicada para o seu amigo de quatro patas.
Em primeiro lugar, fazer uma leitura atenta dos componentes utilizados em cada ração — bem como o valor nutricional dos ingredientes utilizados — é indispensável para garantir que o seu pet vai estar bem alimentado, de forma saudável e equilibrada.
Aqui, uma boa dica é observar se a marca escolhida já utiliza antioxidantes naturais em sua formulação. Muito utilizada nos Estados Unidos e tendência nos países europeus, essa orientação nutricional também está chegando ao Brasil para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos de forma mais sustentável, substituindo compostos sintéticos por alternativas mais naturais que atendam de forma completa às necessidades dos pets, contribuindo para a manutenção da sua saúde e longevidade.
Por fim, antes de realizar a sua compra, não deixe de consultar o veterinário para descobrir qual dos tipos de ração disponíveis no mercado é o mais indicado para a alimentação do seu seu amigo de quatro patas. Afinal, somente um profissional será capaz de identificar se a dieta do seu cão demanda algum ingrediente especial. Em alguns casos, é recomendado, inclusive, uma mistura da ração seca com a úmida para deixar a refeição mais palatável sem perder de vista a nutrição exigida.
O importante é reconhecer que cada peludo tem um metabolismo diferenciado, e que cada organismo precisa de uma quantidade específica de nutrientes para se manter saudável. Por isso, conheça bem os hábitos e o estado de saúde do seu aumigo para garantir que ele tenha sempre a melhor alimentação para se manter feliz e com uma boa qualidade de vida!
Você também pode gostar
Mais de Alimentação
Como prevenir a obesidade no pet
A obesidade em pets é um problema que vem se tornando muito comum, seja por uma alimentação não balanceada, excesso …
A importância dos checkups e uso de alimentação correta
Assim como com os humanos, os animais também necessitam de cuidados médicos durante toda a vida. Para cada fase da …
Três tendências em alimentação de pets na América Latina
O setor de alimentos para pets no Brasil, tem cada vez mais recebido influências do mercado mundial. Assim como em …