Mesmo que esse assunto ainda seja novidade para muita gente, é verdade que diversas empresas no Brasil e em outros países ao redor do mundo já estão aderindo à prática de home office. Além de permitir uma maior flexibilidade de horários — algo importante para muitos profissionais da atualidade — e economizar o tempo de deslocamento até a empresa, esse sistema de trabalho ajuda a reduzir um pouco da pressão do dia a dia corporativo.
Mas, como fazer com que esse processo funcione corretamente quando temos um cachorro ou um gatinho em casa? Como manter a concentração em nossas atividades, atender aos prazos e manter a organização do local de trabalho quando os amigos peludos estão por perto com aquele olhar cheio de fofura pedindo um carinho, um passeio ou um delicioso petisco?
Para ajudá-lo a driblar esse desafio com sucesso, preparamos este conteúdo com cinco dicas muito eficientes que vão facilitar a sua rotina de home office sem que você precise abrir mão da companhia do seu pet. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e fique bem informado!
1. Nada de fios pelo chão ou itens da mesa em fácil alcance
A gente sabe o quanto os cães adoram correr e pular pela casa. Sabemos também que, no meio dessas atividades, eles podem acabar se enroscando ou arrastando objetos pelo caminho.
Para quem tem gatos, a preocupação já está mais ligada à predileção dos bichanos por derrubar sem critérios os itens que colocamos em cima de mesas e bancadas, ou a aledria de brincar com os fios dos aparelhos como se fossem partes soltas de um novelo de lã. Consegue imaginar como seria essa cena?
Pois bem, esse tipo de situação pode transformar sua experiência de home office em algo desagradável, além de prejudicar sua produtividade, deixando um saldo negativo de fios roídos e papéis mastigados pelo caminho. Aqui, a solução é manter o seu espaço sempre organizado, evitar deixar os cabos à mostra e manter os documentos importantes dentro de gavetas ou armários.
2. Crie uma rotina de passeios antes da sua jornada de trabalho
Estabelecer uma rotina regular de passeios é muito importante para manter a saúde e a qualidade de vida do seu bichinho. E para quem deseja ter uma boa jornada de trabalho home office, esse hábito ainda contribui para outro fator.
Levar o seu pet para fazer exercícios vai fazer com que ele se sinta mais feliz e próximo de seu amigo humano e, o mais importante, também vai fazer com que ele gaste energia suficiente para querer descansar durante o restante do dia! Dessa forma, você vai conseguir trabalhar com mais tranquilidade, vai poder executar suas atividades sem grandes interrupções.
Outra vantagem é a possibilidade de trazer mais saúde à sua própria rotina, contando com a ajuda do seu pet para fazer mais caminhadas ou dar uma corridinha pela manhã para começar o dia com mais disposição!
3. Evite som alto ou toques barulhentos
Muitos pets ficam bastante incomodados com barulhos, principalmente os cães, que têm uma audição extremamente sensível e costumam reagir com uma série ruidosa de latidos aos sons de aparelhos como campainhas, interfones ou mesmo às notificações dos aparelhos eletroeletrônicos.
Portanto, para evitar que o seu pet se assuste ou responda de forma agressiva aos barulhos do seu home office, você pode adotar algumas atitudes simples, como reduzir o volume da campainha e das chamadas telefônicas e, se possível, colocar os celulares no modo vibratório.
4. Alimente e hidrate o seu cão de forma regular
Deixar a comida disponível e manter sempre um pote água fresquinha para o seu pet é uma regra primordial para manter a saúde do seu bichinho todos os dias. Mas, o que será que esse hábito tem a ver com o bom andamento do suas atividades no home office?
Quando seu cão ou gatinho está bem alimentado e hidratado, dificilmente irá interromper o seu trabalho para pedir água ou ração. Por isso, estabeleça horários para garantir esse cuidado e manter a sua produtividade.
5. Tenha sempre um petisco ou brinquedo escondido em casos de emergência
Você já alimentou o seu pet, encheu o pote dele com água bem fresquinha, levou para passear, fez um carinho, mas ele ainda não está satisfeito o suficiente para deixá-lo cumprir as suas obrigações de trabalho? Tenha um brinquedinho ou um delicioso petisco sempre à mão!
Dessa forma, ele vai se manter distraído enquanto você executa suas atividades com mais tranquilidade e tempo de sobra para dar toda a atenção ao seu amigo peludo no final do dia.
De acordo com diversos especialistas no universo veterinário, trabalhar ao lado do seu bichinho de estimação pode sim trazer muitos benefícios para a sua qualidade de vida e para a sua saúde mental e emocional. Nesse aspecto, a companhia animal pode ser uma excelente válvula de escape contra a pressão corporativa, reduzindo a sensação de estresse e, por consequência, aumentando a sua produtividade.
O segredo é acostumar o seu pet à nova rotina e dividir com atenção os horários entre as suas atividades de trabalho e os momentos dedicados aos cuidados e às brincadeiras com o seu parceiro canino ou com o seu bichano. Dessa forma, todos saem ganhando e o seu home office com certeza poderá se tornar sinônimo de harmonia, felicidade e de um dia a dia proveitoso e com resultados ainda mais positivos. Experimente!
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …