Você já reparou como o nariz dos nossos amigos peludos está sempre gelado? Além de ser uma característica divertida e comum ao universo canino, também é um sinal importante de que o pet está com a saúde em dia!
Na verdade, essa sensação geladinha no focinho corresponde à umidade do local e tem uma função primordial para o organismo dos cães de todas as raças e tamanhos, independentemente do clima da região em que eles se encontram.
Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo com informações bastante interessantes sobre a temperatura do nariz dos cachorros para que você fique por dentro do assunto e saiba como essa parte do corpo pode ajudá-lo a descobrir se está tudo bem com a saúde do seu aumigo.
Vamos lá?
Mas, afinal, por que o nariz dos nossos pets é gelado?
Tendo em mente que os nossos melhores amigos são sempre mais quentinhos por conta do pelo que cobre o seu corpo, o contraste com a temperatura mais fria do focinho fica ainda mais intenso, não é verdade?
Na prática, essa variação é explicada por dois motivos principais: a transpiração e o aumento da sensibilidade do faro. Nos tópicos a seguir, vamos falar com mais detalhes sobre cada um desses fatores. Continue a leitura e confira!
Transpiração
Para nós, seres humanos, a transpiração é o resultado do trabalho das glândulas sudoríparas para controlar e equilibrar a nossa temperatura interna. No entanto, o organismo dos cachorros não conta com esse tipo de células e precisa de uma alternativa diferente para eliminar o calor excessivo.
Para os pets, essa troca com o ambiente acontece por meio do focinho. De forma resumida, esse processo acontece da seguinte forma: quando o ar quente interno sai e entra em contato com um ar mais frio por meio dos canais do nariz, ele sofre um processo de condensação, assumindo a forma líquida e resfriando essa região do corpo.
Auxílio ao faro
Outro motivo que explica a umidade no focinho dos pets é a eliminação constante de uma fina camada de muco pelo nariz.
Ao contrário do que pode parecer, esse fenômeno não indica que o seu cãozinho está gripado. A produção dessa secreção é, na verdade, um mecanismo do corpo que o ajuda a absorver melhor os cheiros.
Para isso, os peludos lambem com frequência a região nasal e apresentam esse “resultado” às glândulas olfativas que ficam no céu da boca. Essa atitude faz com o que o faro fique ainda mais apurado!
E se o focinho estiver mais quente e seco, o que pode significar?
Se o focinho gelado dos nossos aumigos é sinal de saúde, a situação inversa só pode indicar que algo não vai bem na rotina canina.
Nos dias em que as temperaturas estão mais elevadas e a umidade do ar está baixa, é comum que o nariz perca o aspecto molhado e geladinho. Mas, para solucionar essa questão, basta levar o seu pet para um local mais arejado da casa e mantê-lo bastante hidratado, com água fresca à disposição.
Por outro lado, se a secura no focinho ou o aumento da temperatura local forem somados a mudanças no comportamento do cão, é importante ficar de olho para as seguintes possibilidades:
Seu pet pode estar com febre
Se o seu aumigo apresentar sinais de enfraquecimento ou desânimo e o focinho estiver quente, pode ser que ele esteja com febre.
Essa hipertermina pode ser um indicativo de uma gripe forte ou, até mesmo, de que uma infecção causada por microrganismos está tomando conta do organismo do seu pet. Por isso, a dica é levá-lo imediatamente ao veterinário para identificar a raiz do problema o mais rápido possível.
Seu cãozinho pode apresentar problemas respiratórios
Em algumas situações, o focinho do pet pode ficar bastante ressecado e começar a descamar. Isso pode acontecer em função da baixa umidade do ar ou pode ser um sinal de que o seu amigo peludo está com algum problema na respiração.
Por isso, fique atento aos possíveis fatores que levaram à descamação e, em caso de dúvidas, não deixe de consultar um veterinário de confiança.
O focinho pode estar inflamado
É bastante comum que, vez ou outra, cães que têm contato com jardins tenham o focinho picado por abelhas, vespas e outros insetos, ficando com algum inchaço na região. Essa inflamação pode obstruir a passagem de ar, dificultando a respiração do pet.
No entanto, se esse inchaço não diminuir com o tempo ou for causado por alguma alergia de causa desconhecida, mais uma vez o veterinário deve consultado para que o seu amigo peludo receba o tratamento adequado e volte a respirar normalmente.
É interessante observar ainda que cães braquicefálicos, ou seja, com o focinho achatado como pugs e bulldogs, naturalmente têm mais dificuldades para respirar, roncando com frequência e apresentando maior ressecamento nasal. Se o seu pet estiver nessa categoria, é importante manter uma atenção constante para garantir o seu bem-estar.
Como você pode perceber, cuidar da saúde do sistema respiratório do seu amigo de quatro patas é de extrema importância. Afinal, é por meio do seu olfato apurado que ele consegue identificar pessoas e perceber cheiros familiares para mapear lugares e, assim, não se perder de seus donos e de sua casa.
Portanto, a nossa dica de hoje é: mantenha o seu bichinho de estimação em um local sempre fresco, disponibilize água à vontade e garanta que a higiene dessa região seja feita corretamente. Assim, você assegura mais qualidade de vida para o seu pet, mantendo o focinho sempre limpo, hidratado e gelado!
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …