Não é segredo para ninguém que os gatos são animais com hábitos e posturas bastante curiosas. E também não é à toa que eles são os verdadeiros campeões de memes, gifs e vídeos engraçados não só no Brasil, mas no mundo todo!
Em meio a uma lista de comportamentos que são, no mínimo, peculiares, podemos destacar um deles em especial: é uma espécie de rebolado único, que só os felinos são capazes de fazer.
À primeira vista, isso pode até parecer apenas algo charmoso para chamar a atenção, mas não se engane. Todo esse remelexo é, na verdade, uma preparação friamente calculada e geralmente vem antes de um ataque! É isso mesmo.
E se você ficou curioso para saber por que o seu bichano age dessa maneira, continue a leitura desse conteúdo! Nele, vamos desmistificar o assunto trazendo alguns dos possíveis motivos apontados pelos veterinários que podem nos ajudar a responder à pergunta feita no título.
Assim, além de ficar bem informado, você ainda vai conseguir compreender melhor aquilo que o seu pet está tentando comunicar. Vamos conferir e aprender juntos?
Hipótese nº 1: é uma forma de aquecimento
Vamos iniciar esse tópico fazendo um pequeno paralelo com o mundo dos esportes. Imagine um maratonista — e aqui vale pensar nos atletas de 100, 200, 500 metros rasos, com ou sem barreiras, no salto a distância… Enfim, tudo o que se enquadrar nessa categoria!
Independentemente da modalidade que você escolheu, o importante é saber que, antes de cada prova, as atividades de preparação mais importantes são o alongamento e o aquecimento. Essas duas etapas são igualmente indispensáveis para qualquer tipo de exercício físico e fazem com que o corpo esteja preparado para a corrida, diminuindo o risco de cãibras, distensões musculares ou outras complicações que podem prejudicar o desempenho.
No universo dos gatos, o movimento dos quadris, junto a um alongamento das patas dianteiras e um rebaixamento do restante do corpo e da cabeça também pode ser interpretado como uma forma de aquecimento e uma preparação para o ataque.
Enquanto essa dinâmica corporal acontece, as patinhas traseiras estão posicionadas para dar o impulso necessário para que o bichano possa dar o seu bote e atacar a presa do momento com sucesso — seja ela um rato, um inseto ou um brinquedo divertido.
Hipótese nº 2: faz parte do processo de concentração
No reino animal, os felinos são os grandes campeões quando o assunto em pauta é manter o foco em seu objetivo para fazer um ataque certeiro!
Sendo assim, ao mesmo tempo em que investem em suas rotinas de aquecimento e alongamento, os gatinhos também dedicam alguns instantes para se concentrar e acertar em cheio em seus alvos.
Logo, isso significa que enquanto ele assume a postura de ataque que apresentamos no tópico acima, os seus sentidos estão plenamente aguçados, especialmente a visão. Assim, o seu bichano é capaz de visualizar com clareza o que está despertando o seu interesse, conseguindo realizar uma investida digna de aplausos!
Hipótese nº 3: o seu gatinho está sentindo o solo
Para garantir que o ataque à pretendida presa seja bem-sucedido, além de um bom aquecimento, ter algum conhecimento do terreno também é um aspecto indispensável para que toda essa empreitada felina conquiste o resultado esperado.
Saber, literalmente, aonde está pisando, auxilia na hora de manter um balanço equilibrado (ou, um bom rebolado) e um impulso com força suficiente para que o bichano salte para o lugar que deseja e com a velocidade ideal.
Além disso, um terreno mais escorregadio ou extremamente irregular pode não só estragar o momento da caçada, como também pode acabar machucando o pet. E, embora possa até parecer uma cena bonitinha e engraçada quando vemos nos vídeos em redes sociais, a verdade é que uma queda pode acabar se tornando algo bastante perigoso para o seu amiguinho peludo.
Hipótese nº 4: é ansiedade pura!
Gatos têm um ar natural de superioridade e sempre aparentam ter absoluto controle sobre tudo o que acontece à sua volta, não é mesmo? Mas a verdade é que eles também podem ser muito ansiosos!
É isso mesmo. Apesar de terem uma predileção pela atividade da caça — uma característica bastante própria dos felinos —, os nossos amigos bichanos não têm resultados muito satisfatórios em suas investidas, sendo bem-sucedidos em apenas 1/3 das tentativas.
Assim, com toda uma carga de tensão correndo pelo organismo, os gatinhos mais uma vez recorrem à postura de empinar o quadril e balançá-lo de um lado a outro como forma de diminuir toda a ansiedade antes do momento da caça.
E agora que você já sabe alguns dos prováveis motivos pelos quais o seu gatinho rebola ocasionalmente, o segredo é observar mais atentamente o comportamento dele para descobrir a real razão do remelexo.
Pode ser que ele esteja atrás de alguma caça interessante ou apenas fazendo todo aquele charme que deixa qualquer um morrendo de fofura! No entanto, se ele se mostrar um pouco mais inquieto ou arredio, é hora de ficar de olho no que diz a linguagem corporal do seu bichano para saber o que está tirando a sua tranquilidade habitual.
Se ficar com qualquer dúvida, não deixe de procurar o seu veterinário de confiança e não economize nos carinhos e esforços para deixar o seu gatinho bem confortável, plenamente seguro para viver a sua rotina, tirar longas sonecas ao longo do dia e continuar rebolando feliz e contente por aí!
Você também pode gostar
Mais de Curiosidades
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Convivência entre cães e crianças: o que você deve saber
Os pets estão cada vez mais se tornando um membro da família e esse convívio traz inúmeros benefícios para a …