Você já parou para observar como os gatos são animais higiênicos? Embora não seja incomum encontrar felinos que fogem rapidinho quando veem uma bacia de água, a verdade é que eles têm uma rotina de higienização bastante particular.
Anatomicamente falando, a língua dos bichanos possui filamentos bem fininhos que agem como uma escova, permitindo que eles consigam se limpar sozinhos e de forma muito eficiente. No entanto, é muito comum o surgimento de alguns pontinhos pretos na região do queixo e que não somem após o momento do banho.
Nesse momento, surge a dúvida: seriam esses sinais apenas um tipo de sujeira difícil de ser removida ou algo mais sério e que pode prejudicar a saúde do gatinho? E aqui, a resposta certa é acne.
Mas acne em gatos? Sim, é possível e é, inclusive, algo muito comum na vida desses peludos. E nesse conteúdo, vamos explicar um pouco mais sobre o fenômeno, além de fornecer dicas valiosas de como evitá-lo e tratá-lo. Continue a leitura e saiba mais!
O que é a acne felina?
Muita gente não sabe, mas a velha luta para eliminar cravos e espinhas não é uma exclusividade dos seres humanos. Os gatinhos também sofrem com essas complicações na pele que, se não forem devidamente cuidadas, podem trazer bastante desconforto e se transformar em algo mais sério.
Geralmente, a acne surge nos felinos da mesma forma que em seus tutores, ou seja, devido à produção excessiva de gordura pelo organismo, podendo se manifestar em diferentes fases da vida do pet. No entanto, ela também pode aparecer em decorrência de uma reação alérgica a determinados tipos de materiais.
Para que você conheça um pouco mais sobre os fatores responsáveis pela acne em nossos bichinhos de estimação, vamos listar os principais no tópico a seguir. Confira!
Quais são as possíveis causas?
Problemas hormonais
Em diferentes estágios da nossa vida, os hormônios entram em cena e fazem algumas revoluções em nosso organismo. Entre elas, os cravos e as espinhas estão entre as mais visíveis. Com os nossos gatinhos, a dinâmica é a mesma.
Por isso, é importante ficar de olho para verificar se as mudanças hormonais necessitam de acompanhamento especial ou, em casos mais graves, algum medicamento que ajude a atenuar os efeitos desses períodos de transição.
Estresse
Assim como as mudanças hormonais, o estresse também é um gatilho para o surgimento de diversos problemas tanto para os humanos quanto para os seus bichanos de estimação. Esse estado de humor é capaz de reduzir a imunidade, além de aumentar a produção de hormônios, resultando no aparecimento da acne.
Portanto, ao observar mudanças significativas no comportamento do seu amiguinho peludo, não economize nos carinhos e na atenção, e espalhe pela casa brinquedos, arranhadores e outros apetrechos que ajudem a distrair o seu pet, recuperando a tranquilidade e o bem-estar.
Comedouros e bebedouros de plástico
Tanto o potinho de água quanto o de comida, quando fabricados em material plástico, estão mais sujeitos ao acúmulo de bactérias. E, ainda que esse não seja diretamente o motivo causador da acne, a verdade é que ele ajuda a agravar o quadro, já que os microrganismos podem se alojar nos pelos do bichano, principalmente na região do queixo e do focinho.
Para driblar esse risco, a melhor opção ainda é adquirir itens em outros materiais, como pratinhos de cerâmica, de vidro ou potinhos de aço inox.
Mesmo tendo em mãos essa relação de motivos causadores da acne — e independentemente de qual deles é o responsável pelo aparecimento dos inconvenientes cravinhos no queixo do seu gato —, o ideal é buscar um veterinário para que o problema seja tratado com rapidez.
Assim, é possível evitar que o quadro clínico se agrave pela proliferação de fungos e bactérias no local, causando inflamações e infecções na pele do seu animalzinho de estimação. A seguir, você vai conferir como a acne pode ser evitada, além de conhecer os possíveis tratamentos.
Como evitar a acne felina?
A resposta para essa pergunta é bastante simples e direta: para evitar a acne, é preciso eliminar as causas agravantes que listamos no tópico acima. Para isso, a palavra-chave é limpeza!
Então, além de manter os potinhos de água e de comida sempre higienizados, é importante também dedicar alguns momentos para cuidar do asseio do seu gatinho:
- lave o queixo do seu pet com sabonetes antibióticos específicos e mantenha a região sequinha;
- se já a acne já tiver aparecido, uma boa sugestão é raspar os pelos para manter o local mais limpo e arejado;
- não friccione a região ou tente remover os cravos com as unhas ou com uma pinça, que poderá aumentar a inflamação;
- mantenha as unhas do seu gatinho sempre aparadas para evitar que ele tente se coçar e acabe aumentando a lesão.
Existe tratamento?
A acne é um fator que não tem cura e que pode surgir e desaparecer em diferentes momentos da vida, como já dissemos anteriormente. E se, mesmo com as precauções que apresentamos acima, essa complicação aparecer para atrapalhar a qualidade de vida do seu gatinho, não deixe de procurar um veterinário para realizar o tratamento mais indicado.
Os procedimentos recomendados podem variar caso a caso, seguindo a seguinte dinâmica:
- para realizar o diagnóstico, é feita uma raspagem do material ou uma biópsia do queixo;
- se o quadro for simples, basta realizar a limpeza do local com um produto antisséptico;
- quando o estágio da acne já é avançado, pode ser necessário o uso de medicamentos, géis e pomadas.
Independentemente do resultado dos exames, o importante é investir nos cuidados necessários para que os tais pontinhos pretos no queixo não inflamem e acabem evoluindo para uma infecção de grave mais pele. Assim, você evita que o seu bichinho passe por momentos de desconforto e mantenha a sua pele sempre saudável!
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …