Para alguns animais de estimação, a ração é a principal forma de alimentação. Diversos pets, inclusive, precisam consumir opções especiais que atendam a necessidades específicas de nutrição. No entanto, muitos tutores ainda optam pela compra da ração a granel. E você, já considerou essa possibilidade?
À primeira vista, pode até parecer uma alternativa vantajosa, mas a verdade é que o cenário muda de figura se considerarmos todos os problemas que a venda a granel de rações pode trazer para a qualidade de vida do seu animalzinho de estimação.
Neste conteúdo, vamos tirar as suas dúvidas sobre o assunto, esclarecer o que é, de fato, a ração a granel e apresentar alguns ótimos motivos para recusar essa opção. Continue a leitura e saiba mais!
Como funciona a compra da ração a granel?
Pode ser que você não tenha prestado muita atenção, mas provavelmente já passou por mercadinhos ou pet shops menores que têm diversos recipientes ou até aqueles expositores de acrílico cheios de ração tanto para os cães quanto para os gatinhos. Pois bem, esses estabelecimentos certamente oferecem ração a granel!
Na prática, a venda acontece da seguinte forma: você escolhe qual tipo de ração quer levar e quanto quer levar, o dono do comércio pesa a porção solicitada e entrega o pedido, geralmente, em sacos plásticos ou embrulhado em embalagens de papel.
Muita gente ainda acredita que essa forma de adquirir a ração tem um excelente custo-benefício, já que possibilita a aquisição de pequenas quantidades a um preço aparentemente mais acessível.
Porém, muitas vezes o barato pode sair mais caro! Uma ração de procedência desconhecida (ou até duvidosa) pode acabar fazendo com que o seu amigo peludo adoeça, gerando um alto gasto com consultas veterinárias de emergências e medicamentos, além de muita dor de cabeça e preocupação!
A seguir, vamos listar 3 motivos pelos quais você deve passar longe das rações a granel. Confira!
Por que a compra a granel pode não ser uma boa ideia?
1. Qualidade
Quando o assunto em pauta é qualidade, é possível encontrar no mercado pet quatro diferentes categorias de ração:
- econômica, com índice nutricional inferior e preços abaixo da média;
- standart, uma opção intermediária mas com nutrientes ainda abaixo do recomendado;
- premium: produzida com ingredientes à base de proteína animal, oferecendo bom custo-benefício;
- super premium: a categoria com a melhor qualidade nutricional, oferecendo todos os ingredientes recomendados para uma boa alimentação.
Porém, tendo em vista que a ração a granel já está fora da embalagem, é impossível saber com certeza quais são as características nutricionais do alimento comercializado. Além disso, muitas vezes o recipiente pode conter a mistura de mais de um tipo de ração, com diferentes características e já expostas ao ambiente, reduzindo a crocância, o sabor e, principalmente, colocando em risco a saúde do animal.
2. Não há garantia de validade ou de conservação
A data de validade da ração dos nossos cães e gatos é tão importante quanto a data de validade dos produtos que nós humanos consumimos em nosso dia a dia e, por isso, merece uma atenção especial.
Porém, como o período indicado para consumo está registrado nas embalagens dos produtos, não existe a possibilidade de atestar as boas condições das rações vendidas a granel já que, como apontamos no tópico anterior, muitas vezes os recipientes são preenchidos com alimentos de diferentes marcas e prazos de vencimento desconhecidos.
Além disso, retirar a ração de seu pacote original e transferi-la para outros locais interfere fortemente na sua conservação, prejudicando não apenas a sua qualidade e o seu potencial nutritivo, mas também outras características físicas importantes do produto, como a textura, a crocância e o sabor.
3. Condições de higiene ruins e armazenamento inadequado
Já ouviu aquele ditado que diz: “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”? Pois bem, acreditamos que ele também pode se aplicar ao caso das rações a granel. Os donos dos estabelecimentos comerciais montam uma prateleira que chama a nossa atenção e utilizam expositores cheios de estilo, mas no fundo, o produto pode representar um grande risco à saúde dos nossos amiguinhos felinos e caninos.
Uma vez expostas nas prateleiras, as mercadorias estão sujeitas à ação do calor, da umidade e de muitos outros fatores que estimulam o desenvolvimento de fungos e bactérias. Em pouco tempo, esses microrganismos degradam a ração, prejudicando seriamente a saúde dos pets ao causar problemas no sistema digestório ou até mesmo uma intoxicação grave.
Outro risco é o contato do produto com roedores e insetos que são portadores de diversos tipos de parasitas e podem contaminar tanto cães quanto gatos, resultando em zoonoses bastante graves.
Em muitos locais, além da exposição a fatores prejudiciais à saúde animal, a higienização do ambiente não é vista como prioridade e os potes de ração não são limpos corretamente, aumentando os riscos de contaminação do alimento.
A partir dos motivos que apresentamos neste conteúdo dá para perceber que a compra da ração a granel não vale a pena, não é mesmo? O recomendado é sempre buscar um estabelecimento especializado e que atenda às normas de higiene, armazenamento e conservação dos produtos.
E para não bater aquela dúvida na hora da compra, temos duas dicas:
- converse com um veterinário de confiança para que ele indique as opções de alimento mais adequadas ao perfil do seu animalzinho de estimação;
- opte por rações que contenham ingredientes e conservantes mais naturais em sua formulação, contribuindo para a sua saúde de forma sustentável e equilibrada.
Assim, você mantém o seu amigo animal saudável, bem nutrido e, consequentemente, mais disposto e feliz para encher os seus dias de alegria e muito amor!
Você também pode gostar
Mais de Alimentação
Como prevenir a obesidade no pet
A obesidade em pets é um problema que vem se tornando muito comum, seja por uma alimentação não balanceada, excesso …
A importância dos checkups e uso de alimentação correta
Assim como com os humanos, os animais também necessitam de cuidados médicos durante toda a vida. Para cada fase da …
Três tendências em alimentação de pets na América Latina
O setor de alimentos para pets no Brasil, tem cada vez mais recebido influências do mercado mundial. Assim como em …