Você adotou um cãozinho de estimação e pensou com cuidado em um nome que combinasse com a carinha e com a personalidade dele. E nesse momento, surge aquela dúvida: como fazer com que o pet se acostume com esse novo título e atenda prontamente quando alguém chamar?
Essa questão é bastante comum entre os donos e, se você se identificou, continue a leitura desse conteúdo! Nele, vamos trazer algumas dicas práticas que vão ajudá-lo a escolher um nome bacana para o seu amigo de quatro patas, além de fazer com que ele se familiarize ainda mais facilmente.
Confira e saiba mais!
Prefira nomes curtos e com boa sonoridade
De acordo com as orientações dos veterinários e dos adestradores, nomes menores, com uma média de duas sílabas ou repetições, são mais facilmente associados pelos pets, independentemente de faixa etária ou da raça em questão.
Além disso, é interessante que os donos fiquem atentos e descartem opções que sigam as seguintes dinâmicas:
- nomes muito próximos a palavras comuns do dia a dia. Por exemplo, “João” é muito semelhante a “não”, um comando utilizado com bastante frequência e que pode acabar fazendo com que o cão se confunda;
- nomes muito parecidos com o de outros pets da casa ou com os dos familiares, que podem causar problemas de entendimento e fazer com que o bichinho não responda ao chamado prontamente.
Associe o nome do seu cãozinho a algo positivo
Quando alguém chama o seu nome com um tom de voz mais agressivo ou chateado, você logo sabe que algo negativo vem pela frente, não é mesmo? Pois bem, essa lógica também se aplica aos nossos amigos de quatro patas e pode acabar prejudicando o entendimento do seu nome.
Uma boa dica é fazer com que o pet associe o seu nome a momentos felizes. Portanto, procure utilizar um tom de voz alegre e carinhoso e aproveitar para enfatizá-lo em ocasiões divertidas, como na hora do passeio, durante as brincadeiras, quando for dar um petisco ou fazer um carinho.
Dessa forma, o seu aumigo vai entender que essa nova palavra tem um significado positivo e ficará feliz em ouvi-la. Porém, isso não significa que você não deva repreendê-lo quando fizer algo errado, ok?
Nessas situações, apenas evite associar o nome dele à bronca para que ele não fique confuso, sem saber se o nome é algo bom ou negativo, e utilize o “Não” em tom mais ríspido.
Insista, persista e não desista!
Mas afinal, quanto tempo leva para que os cachorros finalmente entendam qual é o seu nome? A resposta para essa questão na verdade é uma combinação de alguns fatores: a personalidade e o ritmo de aprendizagem de cada cachorro somados à paciência e ao empenho de cada tutor.
E para que você tenha sucesso nessa empreitada, existem dois passos interessantes que podem ser inseridos em sua rotina, como:
- dedicar um tempo extra para interagir com o cãozinho para que ele se acostume com a sua presença e a sua voz;
- frisar o nome do pet enquanto fala com ele pode ajudá-lo a compreender que é o objeto do assunto, facilitando a identificação.
Aos poucos, e com a repetição, o seu amigo de quatro patas vai entender que aquele determinado som, com aquela tonalidade específica, é direcionado especialmente a ele e nos momentos em que o tutor busca chamar a sua atenção.
Outro ponto positivo desse processo de aprendizagem é mostrar ao cãozinho quem é o líder da casa e estabelecer um relacionamento de qualidade de forma tranquila e eficaz.
Dica bônus: temos algumas sugestões de nomes para você!
Você chegou até aqui, conferiu as nossas dicas, mas ainda está em dúvida sobre que nome escolher para o seu amigo peludo? Não precisa se preocupar!
Para ajudá-lo a solucionar essa questão, resolvemos dedicar esse último tópico a uma listagem de nomes cheios de personalidade e que poderão ser aprendidos pelo seu cãozinho com mais rapidez e eficiência.
E, para dar uma força à sua escolha, dividimos as sugestões em algumas categorias. Veja a seguir!
Personagens de desenho animado, filmes, séries e livros
- Alf
- Aslan
- Ariel
- Aladim
- Batman
- Banzé
- Bidu
- Caco
- Capitu
- Conan
- Fiona
- Hulk
- Lassie
- Pateta
- Pluto
- Quincas
- Rambo
- Scooby
- Simba
- Teco
- Tieta
- Tico
- Xena
- Zorro
Tipos de comida
- Baunilha
- Bisteca
- Cacau
- Choquito
- Cocada
- Filé
- Jujuba
- Paçoca
- Panqueca
- Pimenta
- Pitanga
- Polenta
- Quindim
Personagens históricos e da mitologia
- Apolo
- Aquiles
- Atena
- Eros
- Hércules
- Ícaro
- Nero
- Thor
- Zeus
Apelidos
- Alex
- Bob
- Bela
- Cacá
- Chica/Chico
- Dudu
- Filó
- Gigi
- Gil
- Guga
- Juca
- Meg
- Mel
- Rick
- Sol
- Zazá
- Zeca
- Zico
Podemos destacar, também, alguns outros nomes bastante populares para os cães, como Bilú, Maya, Bingo, Pingo, Dida, Duque, Faísca, Fiapo, Kiko, Leco, Max, Paquito, Neve, Ringo, Ralph, Spike, Tobby, Branca, Lady, Cristal, Hanna, Xuxa, Lua, Laika, Safira, Violeta e por aí vai.
O próximo passo é alinhar as nossas dicas à sua criatividade para encontrar uma opção que combine perfeitamente com o seu cãopanheirinho. E o que acontece se, por algum motivo, você decidir trocar o nome do seu pet?
Bem, essa é uma situação bastante comum, principalmente para os tutores que adotam seus cães junto às ONGs e associações de proteção animal e, ao chegar em casa acabam optando por nomes diferentes dos escolhidos pelos voluntários ou nos lares temporários.
Mas o processo é o mesmo: pense na sonoridade, na facilidade de aprendizagem, associe o novo nome a algo positivo e seja persistente. Com treino e boas doses de amor e carinho, seu pet vai responder ao seu chamado com prontidão e muita felicidade!
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …