A resposta para essa questão é bastante simples: sim! Aliás, quem é que não gosta de uma boa música, não é mesmo?
Mas quando falamos especificamente sobre os nossos cães, que têm um senso audição bastante sensível e extremamente privilegiado, é importante prestarmos atenção a certos fatores para que um momento de relaxamento não acabe se transformando em um incômodo para os ouvidos.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar um pouco mais sobre como é a relação dos nossos AUmigos com a música, as sensações causadas pelos diferentes tipos de sons e volumes, e tudo o que você precisa saber antes de escolher a trilha sonora perfeita para o seu peludo.
Ligue o som, prepare a playlist e vamos lá!
Quais os reais benefícios da música para cães?
Para quem está em dúvida de que é realmente verdade essa história de que cachorro gosta de música, vamos dedicar o primeiro tópico deste texto a uma lista com vários dos benefícios que uma boa trilha sonora pode trazer para o seu peludo.
A partir de uma avaliação cuidadosa, diversos estudiosos do mundo todo puderam constatar que uma boa música:
- reduz os níveis de estresse animal, garantindo relaxamento;
- ajuda a combater a insônia e promove um sono mais tranquilo;
- reduz a agitação própria de cães hiperativos e ansiosos;
- diminui a insegurança e o medo;
- garante uma distração positiva para pets que passam muito tempo sozinhos;
- deixa os peludos mais felizes;
- ameniza o clima de tensão criado pela chegada de um novo pet.
É verdade que podemos usar a música para acalmar cachorro?
Como é possível observar no tópico acima, reduzir o estresse e ajudar o cão a recuperar a tranquilidade mesmo nos momentos mais tensos estão entre os principais benefícios que a música traz para a rotina de nossos amigos de quatro patas.
Podemos, inclusive, dizer que esse estímulo sonoro funciona como um calmante natural. Para comprovar, experimente escolher um estilo musical mais tranquilo, coloque como um som ambiente e observe como o seu pet se comporta. É uma experiência que com certeza vale a pena vivenciar!
Existe um volume adequado?
Para responder a essa questão da forma mais correta, é interessante considerarmos, em primeiro lugar, como funciona a capacidade auditiva dos nossos queridos peludos de estimação.
Para facilitar o nosso entendimento, basta fazer um comparativo bastante simples: enquanto os ouvidos humanos captam frequências sonoras que variam de 20 a 20 mil Hz, os cães podem ouvir sons que partem de 16 Hz e chegam a 100 mil Hz.
Além disso, são pelo menos 18 músculos envolvidos no processo de inclinar, girar, levantar ou abaixar as orelhas, fazendo com que os cães tenham a incrível capacidade de perceber diferentes tipos de som, identificar a sua localização e reagir a eles mais rapidamente.
Só por esses números já dá para perceber o quanto a audição canina é mais apurada do que a nossa, não é mesmo? E pensando em toda essa sensibilidade, o melhor mesmo é determinar que o melhor volume de música para cachorro é aquele bem baixinho. Assim, os ouvidos do pet não serão incomodados e eles vão poder relaxar tranquilamente e sem sobressaltos.
Como montar uma playlist com o melhor tipo de música para cachorro?
Além do volume, o tipo de música escolhida para o seu pet deve ser selecionado com bastante atenção — sim, os nossos cães são exigentes e merecem ser bem cuidados!
Se levarmos em consideração que um heavy metal ou uma música eletrônica com batidas bem marcadas não são as melhores opções para quem deseja sossegar a mente após um dia estressante, a mesma lógica pode se aplicar aos nossos pets.
O melhor mesmo nesse caso é escolher opções mais tranquilas, como playlists de música clássica, new age ou aquelas indicadas para sessões de relaxamento e meditação.
Outro ponto interessante observado por estudiosos do reino animal é que nossos AUmigos podem sim desenvolver suas próprias preferências musicais de acordo com as suas experiências ao longo da vida.
Por exemplo, se o seu cãozinho foi criado em uma casa em que você, ou mesmo outras pessoas da família estudavam piano, é muito provável que ele demonstre interesse em sons relacionados a esse instrumento.
Portanto, vale a pena levar em consideração, além das músicas mais tranquilas, gêneros que o peludo já esteja habituado a ouvir, contanto que não seja nada muito pesado ou em altos volumes, combinado?
E se você está precisando de sugestões do que colocar no setlist diário do seu amiguinho de quatro patas, vamos finalizar este conteúdo com algumas sugestões interessantes que fazem sucesso no reino animal e que podem ser facilmente encontradas nos principais streamings de música e vídeo. Confira:
- playlists como “Dog Calming Music” e “Dog Music – Calming Sounds for Dogs” do Spotify;
- série de discos “Through A Dog’s Ear”, com um compilado de grandes músicas clássicas;
- canal “Relax My Dog” do YouTube, com playlists de até 12 horas de música;
- as peças Scherzo em mi maior, Op. 54, Nocturne Op. 9 No. 2, e Sonata em si bemol menor, Op. 35, de Frédéric Chopin;
- prelúdio e fuga em dó maior, de Bach;
- as sonatas em lá maior K.331 de Mozart e D.959 de Schubert.
Agora é só dar o play para aproveitar bons momentos com uma excelente trilha sonora ao lado do seu cãozinho de estimação. E se tiver outras sugestões de música para cachorro que podem complementar a nossa playlist, deixe o seu comentário ao final do post. Vamos adorar saber a sua opinião!
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …