Tem sido cada vez mais comum vermos o termo pet friendly sendo usado por estabelecimentos, sejam eles restaurantes ou locais de hospedagem.
Mas você sabe o que significa esse termo? Já teve vontade de levar seu pet para conhecer algum local friendly, mas não sabia muito bem como seria a experiência?
Não se preocupe, pensando em você e no seu pet, reunimos informações importantes sobre o tema, confira!
O que significa pet friendly?
De forma muito simples, pet friendly significa “amigável para animais”. Podemos dizer que o termo pet friendly indica que o local é considerado adequado para que animais, geralmente cães e gatos, possam frequentá-lo com seus tutores.
O que é um ambiente pet friendly?
Ser um ambiente pet friendly é diferente de ser um ambiente que aceita animais. Locais que dizem permitir a entrada de animais podem ser locais que não necessariamente possuem estrutura apropriada para receber com conforto o seu pet.
Um ambiente pet friendly está preparado para receber o pet em condições especiais de bem-estar, onde eles são vistos como reais frequentadores do local e não somente os seus tutores.
Por lei, esses estabelecimentos devem fixar em local visível algo que informe aos usuários as condições sobre entrada e permanência dos animais. Caso o espaço não permita que o pet fique no chão, apenas no colo, não possua uma equipe treinada ou então não tolere comportamentos naturais de um animal, ele não é considerado pet friendly.
O que esperar de um ambiente pet friendly?
Existem alguns itens básicos para um estabelecimento ser considerado pet friendly. Além de um espaço com estrutura adequada, geralmente é necessário disponibilizar recipiente de água, tapetinhos, petiscos e até mesmo mantinhas ou cama. É possível encontrar em alguns estabelecimentos um menu exclusivo de alimentos para os pets.
Além disso, existem serviços característicos de um ambiente pet friendly:
- Área especial, separada, para que tutores e pets se sintam à vontade
- Bebedouros com água limpa e fresca distribuídos pelo estabelecimento
- Saquinhos para coleta de fezes dos animais
- Lixeiras exclusivas para descarte
- Equipe treinada para receber os pets visitantes
Hoje em dia podemos encontrar vários tipos de estabelecimentos considerados pet friendly como hotéis, pousadas, parques, shoppings e muitos restaurantes e cafés.
Importante: os cães-guias devem ser aceitos em qualquer local. Para os animais de suporte emocional (como cães, gatos, coelhos e outros) é necessário verificar se há lei que regulamente a presença desses animais em espaços comum.
Regras de um ambiente pet friendly
Cada local é responsável por criar suas próprias regras, porém vale lembrar que deve existir um bom senso dos dois lados. Cabe ao tutor seguir algumas regrinhas de etiqueta animal na hora do passeio:
- O pet precisa ser dócil para frequentar esse tipo de ambiente, isso é necessário para evitar colocar em risco pessoas e outros animais que estejam no local
- Evite levar animais agitados, geralmente eles não se sentem bem em ambientes com muito estímulo visual e auditivo
- Todo animal deve usar coleira e guia para a segurança de todos no local
- Leve saquinhos para recolher as fezes do animal
- Carregue ração ou petiscos, essa é uma forma de manter o pet alimentado, caso esteja em uma dieta restritiva ou as opções oferecidas no local não sejam apetitosas para o pet
É sempre bom avisar à equipe do local caso seu pet não esteja acostumado com o carinho de estranhos ou se a aproximação de outros animais pode deixá-lo desconfortável.
Dicas para levar o pet em locais pet friendly
Para evitar qualquer tipo de frustração é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher passear para um local pet friendly. Reunimos algumas dicas para você:
- Entre em contato com o local que deseja visitar para saber as regras do estabelecimento e o que eles disponibilizam para o pet
- Procure conhecer estabelecimentos que foram bem avaliados e indicados por outros tutores, visite o site do local
- No caso de hotéis e pousadas, verifique se o animal terá livre acesso às dependências do local ou se poderá circular apenas no quarto
- Verifique não só o local de hospedagem, assim como se os pontos turísticos da cidade possuem estabelecimentos pet friendly
- Se seu pet não é acostumado com passeios, considere realizar um treinamento com alguém especializado antes de frequentar esse tipo de ambiente
Lembre-se que o mais importante é o animal se sentir seguro e acolhido durante o passeio e que seja uma experiência agradável tanto para ele quanto para você. Em alguns casos contratar um pet sitter ou deixa-lo em um hotelzinho pet é a escolha mais acertada.
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
Pets como membros da família
Se você chama o seu pet de filho, não se preocupe, você não é o único e muito mais pessoas …
Carnaval Pet
O Carnaval está chegando e essa é uma época que envolve muita diversão e assim como nós, muitos pets adoram …
Cuidado com os alimentos proibidos
Em períodos de festas ou de férias é muito comum a família estar reunida, na companhia de pets. O maior …