Brinquedo é bom a qualquer hora, certo? Com certeza você já se divertiu vendo o seu pet brincando com algo pela sala, correndo pela casa toda, fugindo e caçando… e isso é ainda mais divertido quando o alvo da destruição não são nossos móveis ou calçados, certo?
E se eu te contar que existem brinquedos de alta durabilidade que podem ser recheados de alimentos e que podem trazer muitos benefícios para a saúde física e mental do seu pet? Nunca ouviu falar? Então vem conhecer os brinquedos recheáveis!
Qual a importância do brinquedo na vida do seu pet?
Todo animal domesticado acaba não desenvolvendo os instintos e comportamentos naturais de sobrevivência que seriam necessários para uma vida selvagem. Sendo assim, os brinquedos que são desenvolvidos para os pets têm a função de fazê-los estimular esses instintos naturais, de forma que se tornem mais calmos e sociáveis.
Quem nunca pegou o seu pet destruindo aquele bichinho de pelúcia fofinho? Ou então correndo pela casa com o brinquedo na boca e chamando outro animalzinho, ou o tutor, para disputar a “presa”? Tem também aquele brinquedo que é o mais especial e que seu pet não larga por nada, até dorme com ele.
Pois bem, nesse momento ele está exercitando seu instinto destruidor, de desafio, perseguição e caça, conceitos de obediência e hierarquia e até mesmo de segurança e conforto. Por isso os brinquedos são tão importantes!
Mas o que é um brinquedo recheável?
A ideia do brinquedo recheável é ser uma opção para oferecer ao animal uma forma de gastar energia e prevenir o estresse e ansiedade. São brinquedos desenvolvidos para você preencher com algum alimento da preferência do seu pet e que esse alimento vai sendo liberado aos poucos conforme o animal brinca com ele, rolando, batendo a patinha, mordendo, lambendo ou jogando para o alto.
O desafio de liberar o alimento pode ter vários níveis de dificuldade ou pode apenas ser uma opção de relaxamento para o pet, como o uso das placas para colocar alimentos congelados, onde o animal passa bons momentos focado em lamber o conteúdo.
Esse tipo de brinquedo pode ser utilizado por animais de todas as idades e tamanhos e o recheio pode ser do que ele mais gostar, como ração, petiscos, ração úmida e fruta amassada congelada. A escolha do que utilizar vai depender do formato e da experiência que o brinquedo oferece.
Quais os benefícios do uso desse brinquedo?
Além de ser muito prazeroso para os animais o ato de brincar, esse tipo de brinquedo pode trazer muitos benefícios ao pet:
- Diminui a ansiedade de separação
- Auxilia no desenvolvimento dos filhotes
- Controla a obesidade e diminui as chances de torção gástrica (em animais que comem demais ou muito rápido)
- Melhora o foco e o aprendizado
- Mantém ativos o corpo e a mente do animal (ótimo para animais idosos)
- Estimula a independência
- Garante ótimos momentos de diversão
Os níveis de dificuldade
Existem alguns níveis de dificuldade para os brinquedos recheáveis, e isso é muito importante, pois se o animal se adapta rápido demais ou se depara com muita dificuldade ele pode perder o interesse pelo brinquedo e deixa de aproveitar todos os benefícios. A escolha do nível correto para o seu pet faz toda a diferença:
Nível fácil: indicado para animais que estão começando a diversão com esse tipo de brinquedo. Podem ser bolinhas que soltem o alimento com mais facilidade ou que tenham graduação para ajustar a dificuldade. Aqui também entram as placas para colocar alimentos úmidos ou frutas congeladas.
Nível intermediário: indicado para animais que já tem familiaridade com esse tipo de brinquedo. Podem ser utilizados os modelos “João bobo” onde o pet precisa bater no brinquedo para soltar o alimento e modelos onde o pet precise puxar o alimento para fora do brinquedo com uso de certa habilidade e força.
Nível difícil: indicado para animais acostumados com esse tipo de brincadeira. Aqui pode ser ofertado brinquedos comestíveis duros recheados com alimentos úmidos e congelados para serem roídos, modelos que necessitem de habilidades como puxar, bater e chacoalhar o brinquedo para que o alimento seja liberado.
Na dúvida de qual modelo escolher, procure sempre a orientação do veterinário ou de um especialista comportamental.
Existe hora certa para oferecer o brinquedo recheável?
O ideal é que o brinquedo recheável seja uma opção para alguma ocasião específica ou para o tratamento de algum comportamento, como a alimentação rápida. Por isso, após a utilização, higienize o brinquedo e não o deixe disponível para o animal.
Melhores momentos para oferecer:
- Na refeição, para animais que comem rápido ou estão gordinhos
- Ao receber visitas em casa
- Caso o animal precise ficar sozinho por um período
- Quando o pet não puder sair de casa para se exercitar
- Se estiver latindo muito, roendo móveis ou com outro comportamento indesejado
- Após situações estressantes como ida ao veterinário, chuva forte, mudança de ambiente
Os cuidados com esse tipo de brinquedo
Os brinquedos recheáveis são considerados seguros se respeitados o tamanho e idade do animal. Observe se o modelo que você vai escolher é de qualidade e marca confiável, 100% atóxico e de preferência certificado.
- Qualquer brinquedo pode ser destrutível, por isso sempre inspecione o brinquedo após o uso na busca de pedaços soltos e se for a primeira vez, supervisione o uso do brinquedo novo.
- Se tiver vários animais na casa, ao oferecer o brinquedo, dê em áreas separadas principalmente se os pets são acostumados a disputar espaço e comida.
- A higienização é muito importante para evitar o acúmulo de restos de comida, tanto do brinquedo quanto do local onde o pet brincou.
- Não esqueça de descontar o petisco utilizado para rechear o brinquedo e manter a quantidade correta de alimento diário do seu pet, evitando o sobrepeso do animal.
E lembre-se, nunca utilize os brinquedos recheáveis como forma de substituir os momentos de interação e lazer entre você e seu animalzinho de estimação.
Você também pode gostar
Mais de Alimentação
Como prevenir a obesidade no pet
A obesidade em pets é um problema que vem se tornando muito comum, seja por uma alimentação não balanceada, excesso …
A importância dos checkups e uso de alimentação correta
Assim como com os humanos, os animais também necessitam de cuidados médicos durante toda a vida. Para cada fase da …
Três tendências em alimentação de pets na América Latina
O setor de alimentos para pets no Brasil, tem cada vez mais recebido influências do mercado mundial. Assim como em …