Quem tem pet sabe, que deixamos muitas vezes que eles tenham total acesso ao sofá da sala da mesma forma que transitam por toda a casa. O problema é quando por teimosia ou para chamar nossa atenção para algum problema, eles acabem usando o nosso móvel como local de fazer xixi.
E nada pior do que chegar cansado do trabalho e não poder se sentar no sofá para aqueles minutinhos de descanso por conta do cheiro forte de xixi. Ou então, de sair do ambiente por alguns minutos e de repente se dar conta que a casa toda passou a cheirar mal.
Pensando em ajudar você e o seu pet, trouxemos algumas informações sobre esse probleminha indesejado:
Por que os pets fazem xixi no sofá?
Existem muitas razões que fazem com que os pets façam xixi em locais inapropriados, não necessariamente a famosa demarcação de território, mas também algum comportamento, que pode estar passando batido pelo tutor:
- Demarcação de território: acontece principalmente com os machos e pode acontecer por vários motivos: por frustração, por ansiedade, por estresse, reafirmação de liderança ou por existir outro animal na casa.
- Superexcitação: ao brincar, sair para passear ou quando chega em casa, o pet pode ficar muito feliz a ponto de não conseguir segurar o escape de xixi.
- Submissão: ao interagir com outras pessoas ou animais o pet pode fazer xixi por uma demonstração de submissão.
- Ansiedade de separação: se o animal sempre faz xixi no local correto, mas quando fica sozinho faz xixi em qualquer local, pode ser uma forma utilizada para chamar a atenção do tutor.
- Problemas médicos: doenças do trato urinário podem causar incontinência, fazendo com que o pet faça xixi em qualquer lugar, assim como o uso de algum medicamento ou mudança na alimentação.
- Falta de espaço: é importante delimitar um espaço específico para que o pet aprenda qual é o local apropriado para fazer xixi.
É importante estar atento aos sinais, além de ser desagradável encontrar xixi no sofá é preciso ter cuidado com a saúde dos membros da família e do próprio pet, já que a urina do animal pode conter agentes infecciosos.
Como tirar cheiro de xixi do sofá
Uma forma caseira de neutralizar o cheiro de xixi do sofá é fazer uso do bicarbonato de sódio. Antes de iniciar a limpeza, retire o pet do ambiente para evitar contato com o produto.
Faça uma limpeza prévia do local com uma esponja e uma misturinha de vinagre com água, deixe agir por alguns minutos e seque totalmente com papel. Após a limpeza, polvilhe o bicarbonato de sódio por toda a área com mau cheiro, espalhe bem e deixe agir por 30 minutos. Remova o bicarbonato com um aspirador de pó.
Como acabar com as manchas de xixi do sofá
As manchas de xixi podem deixar o móvel com aspecto amarelado ou manchado. Para recuperar a área afetada, faça uma mistura de água morna com 250ml de vinagre branco de álcool e coloque em um borrifador. Aplique em toda extensão da mancha e utilize um pano para secar.
Outra opção é fazer o uso de água com gás e detergente, uma maneira mais simples, mas que pode trazer bons resultados. Em uma bacia, misture bem detergente neutro e água e elimine a espuma que se formou, em seguida adicione essa mistura aos poucos na área a ser limpa e derrame a água com gás para enxaguar o sabão. Retire o excesso com um pano e use um secador de cabelos para garantir que o estofado não fique úmido.
Posso utilizar produtos neutralizadores de odores para pet?
Além das receitinhas caseiras, também existe no mercado pet alguns produtos que podem auxiliar na remoção do odor de xixi do sofá. Para que você tenha certeza de que são produtos seguros para o seu animalzinho e capazes de conservar o seu móvel, peça indicação ao seu veterinário de confiança e fique atento para alguns detalhes:
- ser 100% friendly: esse tipo de produto garante que o pet não precisa ser retirado do ambiente onde ocorrerá a aplicação e que a composição do produto não é tóxica para o animal;
- indicação específica para o tipo de tecido: produtos específicos garantem uma remoção de odor e manchas mais eficaz;
- escolher a melhor forma do produto: em pó ou spray;
Lembre-se que ao utilizar as misturas caseiras ou os neutralizadores de odor industrial é importante fazer um teste com uma pequena porção do produto em uma região escondida do sofá para garantir que não ocorra desbotamento da cor do tecido ou manchas.
E se mesmo diante dessas dicas, ainda persistir manchas e odores, a melhor saída seria realizar uma lavagem à seco do móvel através de uma empresa especializada em higienização. Você pode verificar também a possibilidade da impermeabilização do sofá para evitar que ocorram novas manchas.
Essas dicas são bem simples, então vale a pena lembrar, que elas podem não ser tão eficientes quanto você espera. Nesse caso, procurar um profissional para realizar a higienização do seu sofá, pode ser a solução mais acertada.
Dicas para o pet não fazer xixi no sofá
A maioria dos filhotes de até 3 meses não conseguem ter o controle de intestino e bexiga o que faz com que muitas vezes, façam xixi antes de chegar ao local apropriado. Uma dica importante é iniciar o treinamento do animal desde pequeno para diminuir as possibilidades de um xixi feito fora de um local delimitado. Um bom adestrador pode auxiliar nesse momento.
Se o pet é um animal adulto, dar bronca não é recomendado já que isso pode contribuir para um comportamento desagradável, o ideal seria iniciar uma rotina de passeios diários para satisfazer a necessidade do animal na demarcação de território e a ter opções diferentes de locais para fazer o xixi.
Invista em areias específicas, tapetes ou panos ecológicos próprios para o pet fazer xixi, pode ser uma maneira higiênica e prática para manter sua casa limpa e livre de maus odores.
Importante: mesmo que o animal seja adestrado, seus móveis não estarão 100% livres de acidentes com xixi, então respire e mantenha guardada nossas dicas!
Você também pode gostar
Mais de Comportamento
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
A importância do adestramento de cães e gatos
O adestramento é um processo educacional que auxilia no desenvolvimento do pet, fazendo com que ele cresça de forma mais …
Proteja seu pet durante as festas de fim de ano
As festas de fim de ano estão chegando e com elas algumas preocupações e cuidados que devemos tomar com os …