Assim como com os humanos, os animais também necessitam de cuidados médicos durante toda a vida. Para cada fase da vida animal, existe um tipo de cuidado a ser tomado. Os filhotes necessitam de atenção para um desenvolvimento saudável e adequado, já os pets adultos e idosos precisam se manter fortes e livres de doenças.
Para isso, os tutores precisam estar atentos a exames e consultas periódicas que possam auxiliar na prevenção de doenças e que instruam o tutor em como conduzir em relação à alimentação e o bem-estar físico e mental do seu pet.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
O que é checkup veterinário?
O checkup é uma consulta periódica que tem como foco a prevenção de doenças. O animal é avaliado e os exames, vacinas e vermífugos são avaliados para garantir o bem-estar do pet.
O médico veterinário, através da anamnese, faz perguntas ao tutor para entender os hábitos alimentares, comportamentos, consumo de água, frequência do cio e sobre passeios e interações com outros animais em casa ou fora dela.
Em seguida, é realizado um exame físico, onde o veterinário verifica o estado da pele do animal, presença de manchas, feridas, pulgas e carrapatos. É nessa hora que os ouvidos, dentes e boca, coração e pulmões são avaliados.
Caso o veterinário tenha alguma suspeita da presença de alguma doença nesta avaliação, ele pode solicitar exames mais complexos como ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografia, raio-x, valores da pressão arterial, além claro, dos exames de rotina.
Em que frequência meu pet dever fazer o checkup?
Isso vai depender da orientação de cada profissional. Mas existem algumas recomendações para cada fase de vida de cães e gatos.
Os filhotes devem frequentar mensalmente o veterinário até que completem 4 meses de idade. Esse é o período ideal para que eles recebam todas as vacinas obrigatórias, façam testes no caso dos gatos, e o crescimento e desenvolvimento sejam acompanhados.
Já os animais adultos devem realizar os exames de rotina uma vez por ano. A cada ano o envelhecimento pode trazer mudanças fisiológicas importantes que necessitem de avaliação e de um acompanhamento para a prevenção de doenças.
Se seu pet já está idoso, ele deve comparecer às consultas veterinárias a cada seis meses. Animais de grande porte são considerados idosos a partir dos 4 anos e os de porte menor aos 6 anos. É nessa fase da vida que os processos degenerativos aceleram e é necessário um acompanhamento com menor intervalo de tempo, para identificar a presença de dores musculares e problemas associados ao envelhecimento.
Qual a importância dos exames de rotina?
Os chamados exames de rotina, são importantes exames laboratoriais utilizados para acompanhar a saúde do animal. Realizados dentro de um período específico, eles são capazes de identificar alterações no funcionamento do organismo do pet.
Eles podem ser cruciais para a detecção de doenças de forma precoce, aumentando as chances de sucesso de tratamento e cura, garantindo assim, melhor qualidade de vida ao pet.
Conheça alguns desses exames:
- Hemograma: avalia componentes do sangue e detecta anemias, infecções, inflamações, viroses, dentre outros.
- Glicose: determina os níveis de glicose no sangue, auxiliando na detecção de diabetes mellitus.
- Colesterol e Triglicérides: exame que identifica os níveis desses marcadores que podem estar associados a distúrbios digestivos ou hormonais e alimentação inapropriada.
- Parasitológicos: identificam problemas com parasitas intestinais.
Esses exames são ferramentas valiosas para auxiliar o veterinário no fechamento de diagnósticos assim como no direcionamento de condutas e tratamentos específicos.
O papel da alimentação correta no resultado dos exames
A alimentação desempenha um papel importante na promoção e manutenção da saúde do pet. Uma dieta equilibrada, com ingredientes naturais e saudáveis, é capaz de fornecer todos os nutrientes que são primordiais para a qualidade de vida e longevidade dos nossos amigos. Evitar alimentos com corantes e conservantes sintéticos, ofertar ração de boa procedência e respeitar a forma de armazenamento indicada pelo fabricante e a data de validade, são essenciais para a manutenção da saúde e do bem-estar do pet.
Cães e gatos possuem necessidades diferentes para cada fase de vida. Animais que são muito ativos, necessitam de alimentos que compensem o seu gasto energético. Já os animais com menor mobilidade ou que não gastem tanta energia com atividades, necessitam de uma alimentação menos calórica que auxilie na manutenção do peso e evite a obesidade.
Sem contar que todos os pets necessitam de níveis seguros e adequados de vitaminas e minerais que atuarão na saúde da pele e dos pelos, na imunidade e no desenvolvimento dos filhotes.
Os exames de rotina, são capazes de identificar falhas na alimentação. Um acompanhamento adequado com um veterinário de confiança, é capaz de auxiliar nos ajustes dos nutrientes para cada necessidade do pet, que como vimos, pode variar conforme os anos e na presença ou ausência de doenças.
A alimentação é o primeiro passo para uma vida saudável do seu pet e isso pode ser acompanhado e avaliado através dos resultados dos exames.
Você também pode gostar
Mais de Alimentação
Como prevenir a obesidade no pet
A obesidade em pets é um problema que vem se tornando muito comum, seja por uma alimentação não balanceada, excesso …
Três tendências em alimentação de pets na América Latina
O setor de alimentos para pets no Brasil, tem cada vez mais recebido influências do mercado mundial. Assim como em …
Como planejar uma festa de aniversário para o seu pet
Tudo o que é bom deve ser comemorado, não é mesmo? Assim como é muito comum celebrarmos mais um ano …