Quando o assunto é caixa de areia, todos os gatos preferem que elas estejam em um ambiente reservado e totalmente limpa para que possam fazer as suas necessidades. Higienizar a caixa de areia de forma correta, é essencial para manter o bem-estar do felino e a casa livre de odores indesejados.
Está precisando de algumas dicas? Continue a leitura que reunimos informações valiosas sobre o assunto!
Caixa de areia do gato: o que você precisa saber?
Que os gatinhos são exigentes, todo mundo sabe. Basta encontrar a caixa de areia suja para que eles procurem outros locais pela casa para fazer as necessidades. Mas tudo começa com alguns cuidados na hora de iniciar o uso da caixinha de areia pelo seu pet. Confira:
Tipo de caixa: Escolha uma caixa que tenha um tamanho que permita que o seu gato possa se movimentar com tranquilidade dentro dela. As laterais devem ser um pouco mais altas para evitar que o gato jogue areia para fora.
Tipo de areia: Existem vários tipos de areia disponíveis, o ideal é que você escolha uma que transforme o xixi do gato em um torrão, o que facilita na hora da limpeza. O importante é que a areia não possua cheiro, os gatos não gostam de odores fortes. Na dúvida, busque indicações de outros tutores de felinos ou o auxílio de um veterinário.
Local apropriado: A caixa de areia deve ficar em um local tranquilo e reservado, os gatos gostam de se sentir seguros e confortáveis na hora de usar o banheiro. Nunca coloque a caixa próxima do local onde ele se alimente ou beba água.
Seguindo essas dicas seu gato não vai encontrar problemas em utilizar a caixa de areia de forma adequada.
Como limpar corretamente a caixa de areia do gato
Seguindo o temperamento dos gatos, o ideal é que você tenha uma rotina de limpeza diária. Limpe a caixa de areia no mínimo duas vezes por dia, assim você evita mau cheiro e mantém o local limpo para ele utilizar.
Com uma luva e uma pá coletora, removas as fezes e depois os torrões de xixi que se formarem dentro da caixa de areia, coloque a sujeira em um saco plástico e descarte em um local apropriado.
A cada 1 ou 2 semanas é recomendado que a areia da caixa seja totalmente descartada e substituída, esse prazo não é uma regra, já que vai depender do tipo de areia utilizada e das instruções do fabricante, que podem indicar mais ou menos tempo para a troca.
Como higienizar corretamente a caixa de areia do gato
Ao realizar a substituição da areia é necessário que a caixa seja devidamente higienizada para evitar mau cheiro e aumentar o tempo de uso da areia substituída. Siga esse passo a passo:
- Remova toda a areia de dentro da caixa e faça o descarte em local apropriado seguindo as instruções do fabricante;
- Lave a caixa de areia com água morna e sabão de coco ou neutro, use uma buchinha para esfregar a caixa e tirar toda a sujeira;
- Não utilize produtos de limpeza, além do cheiro forte que pode incomodar o gato, eles podem causar alergias e problemas sérios ao pet;
- Após a lavagem, seque a caixa muito bem para evitar umidade e comprometer a eficiência da areia;
- Preencha a caixa com a areia nova e a posicione no mesmo local onde ela estava. Nunca tire a caixa de areia de onde o seu pet está acostumado a usar.
A importância em manter a caixa de areia sempre limpa
Ao manter a limpeza regular da caixa de areia do seu gatinho, além de ajudar com a higiene e bem-estar do felino, você poderá monitorar a saúde dele.
No dia a dia você será capaz de observar sinais de mudança de hábitos que possam indicar problemas de saúde que mereçam sua atenção como aumento ou diminuição da frequência do uso da caixa de areia, presença de sangue ou dificuldade em fazer as necessidades.
Atenção: se o seu gato é aquele que faz passeios noturnos na rua, a limpeza da caixa de areia é ainda mais importante. Existem doenças como a toxoplasmose e a esporotricose que podem ser contraídas pelo felino e através das necessidades, infectar os tutores. Por isso, sempre utilize luvas ao limpar a caixa de areia do seu gatinho!
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …