O setor de alimentos para pets no Brasil, tem cada vez mais recebido influências do mercado mundial. Assim como em outros setores, o mercado de alimentos apresenta essas novidades para o consumidor, e no caso dos pets, são os tutores que determinam o que é essencial ou não para suprir as necessidades e para a qualidade de vida dos amigos peludos.
Em relação a América Latina, um recente Foro sobre alimentos para pets, identificou três tendências muito fortes. Ficou curioso para saber quais são? Então segue com a leitura que a gente te conta tudo!
Principais Tendências
Segundo um levantamento realizado pelo setor de alimentos para pets, o que os tutores mais têm buscado no que diz respeito à alimentação dos animais, tem sido:
– Marcas que oferecem alimentos para cães e gatos com bom custo-benefício;
– Maior variedade de produtos que se enquadram na categoria Premium;
– Alimentos que prezam pelo bem-estar animal;
Vamos falar sobre cada uma dessas tendências e explicar o porquê elas têm sido consideradas tão importantes pelos tutores.
Acessibilidade e valor
Todo pet deve ter acesso à alimentos de qualidade. Para melhor entendimento do consumidor, aqui no Brasil, as rações são classificadas em categorias que levam em consideração a qualidade e a quantidade de bons nutrientes em sua composição.
Cientes disso, os tutores têm buscado cada vez mais por marcas Premium, porém com valores considerados baixos para a categoria, que possuam em sua lista de ingredientes produtos naturais, extratos de frutas e ervas e proteína animal. Eles estão cada vez mais atentos às matérias primas utilizadas na fabricação desses alimentos.
Todo tutor sabe que quanto melhor a fonte dos nutrientes, melhor esses produtos serão digeridos e metabolizados pelo organismo do animal, portanto mais saciados e mais saudáveis eles ficarão.
Alimentos com categoria Premium
Alimentos da categoria Premium e/ou Super Premium, são considerados produtos de qualidade e que fazem muito bem para o desenvolvimento e para a promoção e manutenção da saúde dos pets.
Além de rações Premium, já é possível encontrar petiscos naturais e orgânicos, muito mais saudáveis e com benefícios para a saúde dos animais. São produtos que não possuem ingredientes artificiais como corantes e/ou conservantes sintéticos em sua composição.
Com alto valor nutricional, são feitos com ingredientes considerados nobres, integrais e/ou funcionais o que contribui para manter os pets mais saudáveis, livres de alergias e problemas digestivos.
Bem-estar direcionado
Assim como nós, os nossos pets são únicos e durante cada fase de suas vidas, eles vão precisar de alimentos que supram algumas necessidades de forma mais específica. Seja para o tratamento de alguma doença, suplementação nutricional, perda de peso etc., esse tipo de alimento é conhecido como “alimentos terapêuticos”.
Aqui entram os alimentos com formulações específicas para determinados tipos de raça e porte de animais. Também se enquadram os alimentos próprios para alguma situação, animais que vivem dentro de casa por exemplo, que gastam menos energia, portanto não podem consumir ração com alto teor de calorias, o que facilitaria o ganho de peso.
Os petiscos funcionais é uma tendência muito forte, com muita procura. Eles são capazes de auxiliar no combate de doenças e ao mesmo tempo ser uma forma divertida de manter o tratamento do pet.
Fazendo um breve resumo sobre essas três tendências, o que podemos observar é que os tutores buscam cada vez mais por alimentos que possuam benefícios claros e bem direcionados para os seus pets e que possam de forma individual, promover a saúde e o bem-estar dos seus amigos, com produtos naturais e de qualidade com um preço que seja acessível para todos.
Você também pode gostar
Mais de Alimentação
Como prevenir a obesidade no pet
A obesidade em pets é um problema que vem se tornando muito comum, seja por uma alimentação não balanceada, excesso …
A importância dos checkups e uso de alimentação correta
Assim como com os humanos, os animais também necessitam de cuidados médicos durante toda a vida. Para cada fase da …
Como planejar uma festa de aniversário para o seu pet
Tudo o que é bom deve ser comemorado, não é mesmo? Assim como é muito comum celebrarmos mais um ano …