Todos nós precisamos escovar os dentes, até mesmo os pets!
Isso mesmo, cães e gatos também necessitam de uma boa higiene bucal para promoção da saúde e do bem-estar geral.
A diferença é que nossos amigos precisam da nossa ajuda quando se trata de conseguir ter uma boca limpinha, livre de bactérias e com dentes saudáveis.
Para isso, uma consulta com o médico veterinário especialista e a escovação, são elementos essenciais para manter um hálito fresco e um sorriso encantador no seu amigo.
Bateu a curiosidade e quer saber mais sobre como cuidar dos dentes do seu pet? Continue a leitura, pois temos informações incríveis para você!
A importância dos cuidados com os dentes dos pets
O ideal é que os cuidados com a higiene bucal do pet sejam iniciados quando ele ainda é filhote. De maneira lúdica é possível fazer com que o hábito de escovar os dentes faça parte da rotina diária do animalzinho.
Mas calma! Se o seu pet já tem uma certa idade e não possui esse hábito, não se preocupe. Com disciplina e muito carinho, você poderá inserir aos poucos a escovação e obter bons resultados.
Os cuidados com os dentes do pet, seja em qual fase da vida, é muito importante para previnir que bactérias presentes no acúmulo de alimentos que se fixam nos dentes (placas/tártaro) possam chegar à corrente sanguínea do animal e trazer sérios problemas aos rins, fígado, intestino e coração. Além disso, essas placas bacterianas podem causar salivação excessiva e perda dos dentes.
É importante mencionar que nos casos em que as placas estão presentes em muitos dentes do pet ou apresentando sinais inflamatórios, a remoção só é possível em consultório com o auxílio de um médico veterinário.
Caso seu amigo apresente mau hálito excessivo, sangramentos ou bolhas de pus na gengiva e perda ou quebra dos dentes, procure imediatamente por um veterinário de sua confiança para avaliação e tratamento adequados.
A alimentação interfere na saúde bucal do pet?
A resposta é sim! Não são todos os alimentos que devem ser ofertados aos animais e muitos deles são grandes vilões quando o assunto é saúde bucal.
Oferecer alimentos inadequados para o consumo animal, principalmente doces e biscoitos produzidos para consumo humano, podem contribuir para o aparecimento de placas bacterianas.
Para cuidar da saúde bucal do seu amigo, prefira os petiscos desenvolvidos para animais ou legumes e frutas seguros para o consumo do pet e dê preferência para uma ração seca, com ingredientes de qualidade, livre de conservantes sintéticos e corantes, formulada de forma equilibrada e nutritiva.
Dicas de como escovar os dentes de filhotes e adultos
Tudo o que é novo pode causar uma certa estranheza. Tanto para pets filhotes como para adultos, você deve iniciar a escovação massageando a gengiva do animal com o seu próprio dedo e perceber qual será a reação dele.
Quando ele se sentir confortável, utilize uma escova de dedeira e com o tempo passe para uma escova própria para cães e gatos. Lembre-se que essas escovas precisam ter cerdas macias para não machucar a gengiva do pet.
Se possível realize a escovação em horários aproximados, diariamente ou pelo menos 3x por semana e escolha ambientes tranquilos para evitar o estresse do pet durante o procedimento.
Os movimentos da escova devem ser de forma circular, com pouca pressão e extremamente delicados, comece pelo lado externo dos dentes e passe para o lado interno higienizando toda a boca do pet.
Ao final da escovação é recomendado usar frases de incentivo positivo e liberar um petisco como prêmio pelo bom comportamento.
Quais produtos podem ser utilizados nos dentes do pet?
Use apenas produtos indicados exclusivamente para animais. Pasta de dente ou escova de humanos podem acarretar uma série de prejuízos para a saúde e bem-estar do seu amigo.
Veja quais são os produtos liberados para a higiene bucal do pet:
Pasta dental veterinária: com sabor palatável, facilita a aceitação do uso pelo pet
Spray antisséptico bucal veterinário: atua no combate ao mau hálito e na prevenção e tratamento de infecções. Mas atenção, alguns animais podem se incomodar com o uso do spray.
Solução bucal: um aditivo que misturado na água do pet age na higiene bucal enquanto o animal se hidrata durante o dia.
Os brinquedos e petiscos antitártaro também são muito recomendados por realizarem a limpeza dos dentes de forma mecânica. Apesar de não ter contraindicação, no caso dos petiscos é necessário se atentar a quantidade indicada pelo fabricante e no caso dos brinquedos, o tipo mais adequado para a idade do pet.
Como evitar que meu pet tenha problemas bucais?
A indicação é que seu pet passe por uma avaliação da saúde bucal pelo menos 1x por ano. Essa avaliação é necessária para identificar problemas dentários e corrigir hábitos relacionados a higiene dessa área.
Com a escovação, também é possível identificar sinais que possam indicar que tem algo de errado com a boca e/ou dentes do seu amigo e auxiliar no tratamento precoce de possíveis doenças.
E lembre-se: o bafinho que os animais apresentam, principalmente quando mais crescidinhos, não é normal! O mau hálito pode significar a presença de inflamações na gengiva e formação de tártaro por bactérias que causam um odor desagradável. Para maiores informações, não deixe de levar o seu pet a um veterinário de sua confiança!
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …