Chega o final do ano e com ele a tão desejada férias em família. Como os pets fazem parte da família é importante incluí-los nos momentos de lazer e se possível levá-los na viagem. Para isso, basta tomar alguns cuidados.
Antes de fazer questão de levar o seu pet junto com você, verifique se o local para onde você está indo é apropriado para o animal, assim você garante que a viagem seja proveitosa tanto para a família quanto para o pet.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e anote as nossas dicas!
Os diferentes meios de transportes
Antes de iniciar qualquer passeio é normal fazermos um planejamento e isso não é diferente quando incluímos o pet na viagem.
É importante verificar se a cidade para onde você está indo tem locais apropriados para receber o pet e se o local da hospedagem aceita animais, não esquecendo de verificar todas as proibições. Verifique também se o trajeto da viagem e o tempo de locomoção não vão ser um impeditivo para que o seu pet acompanhe você nessa viagem.
Em algumas situações é melhor deixar o pet em uma creche ou hotelzinho durante a viagem da família do que levá-lo e ele ter que passar a maior parte do tempo trancado no quarto do hotel.
Existem diferentes meios de transporte para uma viagem e é importante que o pet esteja apto a viajar no da sua escolha.
As viagens de carro geralmente são mais tranquilas para o pet pois ele vai estar cercado de pessoas conhecidas e é possível fazer pausas quando necessário. Para garantir a sua segurança é preciso que o pet seja transportado em uma caixa de transporte ou em coleira com cinto de segurança específico.
Se o seu pet não tiver o hábito de andar de carro é importante iniciar pequenos passeios antes da viagem, dessa forma você evita que ele fique agitado ou assustado e a viagem acabe não sendo prazerosa tanto para ele quanto para você.
É possível que sua viagem dependa de um transporte de ônibus ou de avião. Nos dois casos é preciso verificar com as empresas a possibilidade de o pet poder utilizar esse meio de transporte.
No caso dos ônibus é necessário verificar os horários que são permitidos a viagem com animais e quais são as regras do transporte na cidade para onde você está indo.
Nas viagens de avião é necessário ter um documento de saúde do animal atestando que ele está apto para a viagem. Além disso existem regras específicas para o peso e a idade do pet e de caixa de transporte com medidas específicas para cada companhia aérea.
Nesses dois casos é possível que você tenha que pagar uma taxa extra pelo embarque do animal, então verifique todas essas possibilidades antes de fechar o seu destino de viagem.
Dicas para uma viagem tranquila
Para que a viagem com o pet seja tranquila, o primeiro passo é a visita ao veterinário para verificar se a saúde do pet está em ordem. Em locais que possui praia é preciso que ele seja vacinado/medicado contra mosquitos transmissores de doenças.
Também é importante que o seu pet tenha um chip e/ou uma plaquinha de identificação que contenha o seu nome e um telefone de contato, para no caso de uma eventual fuga ele consiga ser devolvido e/ou encontrado.
Nunca esqueça de verificar a temperatura do chão antes de realizar passeios ao ar livre com o pet, principalmente em locais com areia e asfalto, que podem causar queimaduras na pata do animal.
Vale lembrar que recolher as fezes do animal é um ato de respeito ao próximo e evita a transmissão de doenças para outros animais e até mesmo para os humanos que frequentam o local.
Checklist do pet
- Não esqueça de levar os acessórios do seu pet como a coleira, caixa de transporte, vasilhas de água e de comida e os brinquedos preferidos para que ele possa se distrair durante a viagem.
- Se estiver viajando de carro, faça algumas paradas, isso é fundamental para fazer com que o pet alivie o estresse e em viagens mais longas ele poderá alongar as pernas e fazer um breve passeio, além de fazer as suas necessidades fisiológicas.
- Fique atento com a temperatura do local, durante o trajeto até o destino. Em dias mais quentes faça uso do ar-condicionado ou deixe os vidros do carro aberto, já para temperaturas mais frias, certifique-se de que ele esteja bem agasalhado e tome cuidado com o vento em excesso.
- Durante o trajeto da viagem, evite dar alimentos a todo momento para que ele não sinta enjoo. O ideal é alimentá-lo a cada 3 ou 4 horas sempre com petiscos ou alimentos leves e em relação a água o ideal é oferecer pouca quantidade de hora em hora.
Pronto! Com essas dicas com certeza você vai chegar ao seu destino com muito mais segurança e com os itens necessários para que o seu pet aproveite a viagem junto da sua família. Importante: informe-se sobre onde estão localizados o veterinário e um Pet Shop mais próximo ao local de hospedagem para caso precise levar seu pet a um desses locais. Boa Viagem!
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …