Muitas vezes os tutores acabam tendo acesso a informações sobre os cães e os gatos que levantam algumas dúvidas sobre ser ou não verdadeiras. É preciso sempre identificar a origem ou verificar a veracidade em fontes confiáveis para evitar disseminar informações incorretas.
Reunimos alguns mitos que são disseminados por aí e que agora com a nossa ajuda você não vai mais acreditar neles. Boa leitura!
Sim, isso tudo é MITO!
Agora vamos falar sobre alguns fatos que acabam sendo mais uma percepção do tutor, uma experiência isolada, do que necessariamente uma verdade:
1: Animais da mesma raça possuem o mesmo temperamento
Cada raça possui suas particularidades e muitas até são conhecidas e estigmatizadas exatamente por isso. Porém não é correto afirmar que dois animais da mesma raça vão ser exatamente iguais quando o tema é temperamento e comportamento.
São muitos os fatores externos e internos que influenciam no temperamento e comportamento de um animal. Se com os humanos, entre irmãos, é possível identificar essas diferenças, isso também é visível em animais de uma mesma raça ou até mesmo de uma mesma ninhada.
Essa informação é de extrema importância pois leva a crer de uma forma errônea de que os animais não possuem individualidades e, portanto, não são capazes de agir de maneiras diferentes. Isso pode causar uma certa frustração/decepção no futuro tutor que em alguns casos pode fazer a devolução do pet adotado por não suprir as suas expectativas sobre a raça.
2: Castrar os animais podem deixá-los mais calmos e tranquilos
Essa informação deve ser vista com muita cautela. Quando o pet é castrado, existe sim algumas alterações a nível hormonal que pode alterar alguns comportamentos, mas isso não quer dizer que um animal agressivo, por exemplo, ao ser castrado vai se tornar um animal calmo e tranquilo.
O que ocorre com frequência é que animais castrados tendem a ter menos vontade de praticar exercícios e precisam ser mais estimulados pelos tutores, principalmente para evitar o ganho de peso e prevenir a obesidade.
Como vimos, os cães e gatos possuem suas individualidades e muitas delas não poderão ser modificadas. Então se você pensa em castrar seu pet com o objetivo de que ele fique mais calmo, aconselhamos você a procurar a orientação de um veterinário e um adestrador.
3: Cães que vivem em ambiente com muito espaço não precisa de passeio
Por mais que um ambiente espaçoso seja muito agradável para o pet, principalmente para os cães, afirmar que o pet não precisa de passeios regulares é o mesmo que dizer que os humanos não precisam ver pessoas.
Os passeios são importantes para que o pet possa ter contato com novos cheiros, possa sair de sua rotina de dentro de casa e principalmente para socializar com outras pessoas e animais. Isso vai fazer com que ele se torne menos estressado e mais amigável quando em contato com outros ambientes e pessoas.
Além disso, o passeio é uma ótima forma de fazer exercícios e de mantê-lo em forma diminuindo as chances de adquirir doenças como a obesidade que pode desencadear outros problemas mais sérios de saúde.
Fique sabendo!
Cães e gatos só enxergam em preto e branco?
Mito! Já foi comprovado de que cães e gatos não enxergam apenas em preto e branco eles também conseguem enxergar cores como azul, cinza e amarelo.
Mulheres grávidas e bebês não devem conviver com animais.
Muito MITO! É verdade que existem algumas doenças que os animais podem transmitir para os humanos, porém no caso de animais que vivem em ambientes limpos, que possuem a vacinação e vermífugos em dia, não impede que eles possam conviver com mulheres grávidas e bebês de forma saudável.
Gatos transmitem asma.
Lenda e MITO! A asma é uma doença respiratória dos humanos, as crises ocorrem por conta do ácaro existente no ambiente. O que acontece é que alguns animais podem carregar em sua pelagem ácaros e dar a falsa sensação de que é o animal que está causando a crise asmática.
Você também pode gostar
Mais de Comportamento
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
A importância do adestramento de cães e gatos
O adestramento é um processo educacional que auxilia no desenvolvimento do pet, fazendo com que ele cresça de forma mais …
Proteja seu pet durante as festas de fim de ano
As festas de fim de ano estão chegando e com elas algumas preocupações e cuidados que devemos tomar com os …