Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente em relação aos pets. Existem alguns cuidados básicos a se tomar que são essenciais para garantir que o animal se mantenha tranquilo e saudável durante essa estação.
Veja algumas dicas que separamos para que você mantenha o seu pet protegido no verão. Continue a leitura!
Primeiros cuidados
Em dias quentes, os pets necessitam de alguns cuidados especiais para evitar alguns problemas de saúde. Geralmente os animais filhotes, idosos e de raças braquicefálicas são os que mais podem sofrer neste período.
Os animais costumam deixar a boca aberta para realizar a diminuição da temperatura corporal, porém em dias muito quentes essa capacidade pode ser insuficiente e acarretar um aumento da temperatura, que é conhecida como hipertermia. Uma temperatura corporal elevada pode causar um problema no sistema respiratório do pet e é considerado uma emergência veterinária.
Para evitar que isso ocorra é necessário ficar atento a alguns sintomas que indicam que o seu pet pode estar com hipertermia, são eles:
- língua na tonalidade azul – indica confusão mental
- saliva em excesso
- mucosas vermelhas
- falta de coordenação ao caminhar
- presença de vômito e diarreia
- convulsão
Na presença de algum desses sintomas, leve imediatamente seu pet para um hospital veterinário.
Mantenha a hidratação
O primeiro passo é garantir que o seu pet fique bem hidratado ao longo de todo o dia, para isso, ofereça água fresca e limpa e se possível fresca ou gelada.
O indicado é espalhar vasilhas de água por vários lugares da casa ou fazer uso de bebedouros que funcionam como fontes. Também pode ser ofertada a água de coco em alguns casos, com moderação, na forma líquida ou congelada. O seu veterinário de confiança poderá instruir sobre a quantidade e frequência ideal com base no porte e idade do pet.
Cuidados na hora do passeio
Para os passeios ou banhos de sol, o mais importante é que você se atente aos horários adequados para a exposição solar que são antes das 10h e após as 17h. Em seguida é necessário verificar a temperatura do chão, com isso você vai evitar que o pet venha a sofrer queimaduras nos coxins.
Também é indicado conversar com o médico veterinário para verificar a necessidade da utilização de protetor solar (próprio para pets) em áreas onde o pet não tem a pelagem protetora, geralmente dentro das orelhas, ao redor dos olhos, focinho e barriga.
Nunca se esqueça de levar água para que o pet se hidrate durante o passeio, busque sombra para que ele descanse por alguns minutos.
Estes cuidados servem para cães e gatos.
Banho e Tosa
Essa é uma questão muito importante. Em dias quentes, a pelagem do animal tem a função de preservar a temperatura do corpo, então ela auxilia na manutenção da temperatura corporal ideal.
Apesar dessa proteção, isso não é um impeditivo para a tosa no verão. Você pode conversar com um veterinário de confiança para saber se a tosa pode ser feita e qual a mais indicada para este momento.
Uma dica é aumentar a frequência de escovações de retirada do pelo morto e com isso minimizar a sensação de calor do animal.
Não é recomendado que se aumente o número de banhos em relação ao usual, principalmente para animais com problemas de pele.
O banho em excesso pode aumentar ainda mais o ressecamento da pele e trazer a exacerbação das dermatites, porém se o seu pet faz uso de xampus e condicionadores que hidratam e protegem a pele dele, você pode diminuir o tempo entre um banho e outro. Na dúvida, procure sempre a ajuda de um veterinário para a tomada de decisões.
É importante proteger o pet de um possível choque térmico, para isso nunca dê banho logo após uma exposição ao sol, espere que o animal baixe a temperatura e aí sim proporcione um banho refrescante. Lembre-se sempre de caprichar na hora de enxugar os pelos, para que a umidade na pele não ocasione fungos e bactérias.
Brinquedos refrescantes
Os brinquedos refrescantes podem auxiliar nos dias de calor. Faça uso de piscinas infantis ou bacias que tenham um tamanho suficiente e confortável para que o animal possa brincar dentro dela, você também pode fazer uso de tapete gelado, toalhas úmidas e os brinquedos recheáveis com comida congelada para o momento das refeições.
Saúde em dia
É muito importante que o pet esteja com a sua saúde em dia, seja para curtir o verão em casa ou numa possível viagem com a família. Verifique se os medicamentos contra ectoparasitas e endoparasitas, assim como as vacinas, estão em dia.
No caso de viagens, não deixe o pet sozinho dentro do carro, isso pode ocasionar um aumento de temperatura corporal, dentre outros problemas que podem comprometer a sua vida.
Ao deixar o pet sozinho em casa redobre os cuidados deixando água e comida disponíveis e principalmente à sombra, se possível com ventilador ou ar-condicionado ligado e ou a janela aberta para auxiliar na ventilação e troca de calor.
Desejamos um ótimo verão, que você e seu amigo de quatro patas aproveitem muito a melhor estação do ano!
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
A importância do adestramento de cães e gatos
O adestramento é um processo educacional que auxilia no desenvolvimento do pet, fazendo com que ele cresça de forma mais …