As festas de fim de ano estão chegando e com elas algumas preocupações e cuidados que devemos tomar com os nossos pets. É preciso uma certa organização para evitar que os animas se sintam estressados com as festividades.
Pensando no bem-estar do seu pet e no sucesso da sua comemoração, reunimos algumas informações e dicas importantes para que este momento seja prazeroso tanto para você quanto para o seu amigo de quatro patas. Continue a leitura!
Vamos falar de festa
Participar de reuniões entre amigos e família costuma ser um pouco estressante para o pet, visto que ele estará em contato com um número maior de pessoas do qual ele está acostumado. Geralmente os gatos ficam mais sensíveis com a presença de muitas pessoas e de muito barulho.
Para o caso de festas realizadas dentro de casa, é possível diminuir este desconforto deixando que o pet circule livremente pelo ambiente, não obrigando que ele interaja com os convidados. No caso de pets ansiosos e medrosos, uma opção é oferecer algum brinquedo interativo ou recheável para aumentar a distração e a sensação de segurança.
Quando o assunto é viajar para comemorar, tenha em mente que se o pet não foi convidado, o ideal é deixá-lo com algum conhecido, em Hotéis ou Creches especializadas em hospedar animais por temporada. Deixar o pet sozinho não deve ser uma opção.
O perigo dos enfeites
Os enfeites utilizados durante as festas de fim de ano são muito atrativos para os animais, porém podem ser muito perigosos, principalmente quando ficam ao alcance do pet.
Alguns itens como fios de iluminação, árvores de Natal e velas acesas, podem oferecer risco de queimadura e até mesmo risco de choque elétrico, trazendo sérios prejuízos para a saúde de cães e gatos.
Também é preciso muito cuidado na hora de abrir as embalagens dos presentes, laços e papéis de embrulho podem ser perigosos, pois podem ser ingeridos pelos pets e causar desconforto gástrico além do risco de engasgo.
Para evitar esses problemas o indicado é manter os enfeites longe do alcance dos pets ou simplificar a sua decoração para garantir a segurança do animal.
Cuidados na hora da refeição
Nas festas de fim de ano, é muito comum a variedade de alimentos nas refeições, principalmente de alimentos com chocolate que é um dos ingredientes mais tóxicos e prejudiciais para os animais.
Redobre o cuidado e oriente crianças e adultos para não oferecer este ou outros alimentos para o pet sem o seu consentimento.
É preciso muita atenção com os alimentos como sobras de carne de aves com ossos, que podem ser ingeridos pelo pet e causar perfuração em órgãos vitais internos e não deixar nenhum copo de bebida alcoólica, cheio ou vazio, próximo aos animais.
Para que seu pet se sinta incluído no momento da refeição a dica é oferecer biscoitos funcionais que vão diminuir a curiosidade e deixar o seu pet focado no seu próprio alimento.
Fogos de artifício e fugas
Os fogos de artifício, apesar de proibidos em muitos lugares, ainda são bastante utilizados, por isso é preciso tomar alguns cuidados para proteger o seu pet durante a queima de fogos.
Evite deixar o animal sozinho, devido a sua grande capacidade auditiva ele pode se sentir muito desconfortável com o barulho. O ideal é que você esteja com ele no momento dos fogos, buscando desviar a atenção do que está acontecendo ao seu redor.
Nunca deixe o seu pet em correntes e coleira, o perigo está exatamente em ele se sentir ameaçado pelo barulho e tentar escapar do local. Durante a tentativa e fuga pode ocorrer o enforcamento pela coleira, quedas, machucados, fraturas e atropelamento.
Certifique-se de que sua casa ou o ambiente onde o pet está, esteja com portas e janelas bem fechadas, tenha junto dele brinquedos ou alimentos que possam distrair durante o barulho e retire qualquer objeto que possa ser uma forma dele se machucar.
Nesse período é muito comum animais que se machucam ao tentar fugir por janelas e portões, sofram crises convulsivas e apresentem problemas cardiorrespiratórios devido ao alto nível de estresse.
Se o seu pet é um animal normalmente mais ansioso é interessante a conversa com um médico veterinário para avaliar esse comportamento e verificar a necessidade de fazer uso de alguma medicação para que ele fique mais tranquilo nesses momentos.
Dicas Importantes
Se for viajar nunca deixe o seu pet sozinho, procure hotéis, pet-sitter ou ambientes que possam ficar com o animal durante a sua estadia fora de casa.
Seu pet deve sempre portar uma identificação, seja um chip ou uma coleira com uma placa contendo o nome do animal, o nome do tutor e um telefone para contato gravados, principalmente para casos de fuga ou de perda do animal durante festividades e viagens.
Alguns veterinários indicam o uso de uma faixa no corpo do animal durante o barulho de fogos de artifício, isso pode passar uma sensação de ser abraçado para o animal. Apesar de não ser 100% efetivo, pode ser uma alternativa para auxiliar a diminuição do estresse. Com nossas dicas, temos certeza de que você e seu pet terão um final de ano muito agradável e seguro, repleto de boas recordações.
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …