Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim como nós, os pets também podem sofrer com esse tipo de problema. Para abordar o tema, o mês de janeiro foi escolhido como o mês de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental dos animais. Para saber um pouco mais sobre o bem-estar pet, continue com a leitura.
A saúde mental dos pets
Assim como acontece com os humanos os animais também podem sofrer em algum momento da vida com problemas relacionados a saúde mental. Além dos cuidados com a saúde física do pet é necessário uma atenção especial em relação ao seu bem-estar.
Os animais também podem ser acometidos por depressão, ansiedade e estresse. Esses males geralmente são ocasionados por diversos fatores e muitas vezes podem estar relacionados a rotina do pet, a falta de estímulos e passeios ou até mesmo pela sua genética. Uma alimentação inadequada e deficiente de nutrientes também pode desencadear diversos problemas, incluindo os de saúde mental.
Um pet que sofre algum desequilíbrio, tem seu bem-estar afetado, fazendo com que sua qualidade de vida seja extremamente impactada. Os problemas a nível emocional podem ocasionar mudanças comportamentais e em casos mais sérios evoluir para doenças físicas. Por isso é muito importante oferecer os cuidados necessários para manter uma boa saúde mental nos pets.
É possível identificar alguns comportamentos que podem sinalizar que o seu pet não está bem, como por exemplo a falta de apetite, dificuldades para dormir, perda do interesse em atividades que fazem parte da rotina do pet, miados e latidos excessivos, dentre outros. Fique atento aos sinais e observe a possível causa das alterações desse comportamento, em seguida procure ajuda de um médico veterinário de sua confiança para o diagnóstico e tratamento adequados.
Proporcionando um ambiente saudável
Os pets também necessitam de um ambiente saudável para auxiliar na manutenção de sua saúde mental. O enriquecimento ambiental contribui para o bem-estar pet, por isso, anote algumas dicas para proporcionar espaços e momentos agradáveis ao seu amigo.
Rotina – estabeleça uma rotina, separe um tempo de qualidade para que você possa dar atenção ao seu pet e realizar atividades como brincadeiras ou adestramento, essa aproximação fará muito bem para ambos.
Brinquedos – enriqueça o ambiente, você pode oferecer brinquedos educativos ou criar atividades que estimulem a caça e o olfato (busca por grãos de ração escondidos pela casa). Para os gatos é interessante o uso de arranhadores e bolinhas para que eles possam brincar durante o dia.
Independência – é inevitável que algumas vezes o pet tenha que ficar longe de você, principalmente no caso em que os tutores trabalham fora de casa. É necessário que você ensine o seu pet a ser independente nesses momentos para que ele associe a separação como algo temporário. Esse condicionamento vai fazer com que ele se sinta menos estressado e “entenda” que os momentos de separação são breves e não definitivos. Porém, evite deixar o pet por muito tempo sozinho, caso você precise se ausentar por um longo período, busque alternativas como um pet-sitter, hotel ou uma creche especializada.
Passeios – os pets necessitam de interação com outras pessoas e animais, isso é fundamental para a sua socialização. É importante realizar passeios ao ar livre além de exercícios físicos que possam auxiliar no gasto energético e contribuir com seu bem-estar físico.
Cães e gatos possuem personalidades distintas, por isso é muito importante identificar quais as necessidades individuais do pet e adequar uma rotina específica para ele. É importante reconhecer o comportamento normal do pet, de modo que você esteja apto para identificar alguma mudança repentina e procurar ajuda especializada.
Em relação aos felinos as mudanças na rotina, a chegada de um novo membro na família e mudanças ambientais podem aumentar os níveis de estresse, então para os gatos o importante é que o processo de mudança seja gradual para garantir o seu conforto e a sua adaptação.
A saúde mental do pet e do tutor
O que muita gente já sabe é que os animais são capazes de trazer vários benefícios para a regulação emocional do ser humano. Animais felizes conseguem retribuir de forma natural vários benefícios à saúde mental dos tutores. Confira alguns deles:
1. Reduz o estresse
Como muitos pets adoram brincar, esse gesto de cuidado e atenção podem ocasionar uma sensação de relaxamento nos tutores.
2. Reduz a ansiedade
O contato com os pets, além da companhia, podem transmitir tranquilidade em pessoas mais ansiosas, principalmente pela necessidade de uma rotina de cuidados.
3. Autoconfiança
Crianças e adolescentes podem se beneficiar com as responsabilidades que envolve os cuidados com o pet.
4. Reduz a solidão
Os pets podem alegrar ambientes e pessoas que se sentem sozinhas apenas com sua presença.
5. Promove atividade física
Como os pets precisam estar em movimento, é necessário que o tutor o acompanhe em atividades e passeios diários, estimulando a prática de atividade física.
Fique sabendo!
Diferente do que algumas pessoas imaginam, os pets também precisam de estímulos mentais para se manterem saudáveis. É importante lembrar que os animais podem ser afetados por essas doenças devido a fatores externos como por exemplo, mudanças na rotina ou a falta dela, ambientes muito agitados ou monótonos demais, falta de atividade física, falta de atenção, separação do tutor por um período não adaptado pelo pet, além de negligência e violência. Por isso é tão necessária a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental dos pets, uma vez que somente recebendo os cuidados adequados é que eles permanecerão emocionalmente saudáveis.
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …
A importância do adestramento de cães e gatos
O adestramento é um processo educacional que auxilia no desenvolvimento do pet, fazendo com que ele cresça de forma mais …