O Carnaval está chegando e essa é uma época que envolve muita diversão e assim como nós, muitos pets adoram fazer parte dessa festa. Mas quando o assunto é levar o amigo de quatro patas para a folia, é importante tomar alguns cuidados para que essa celebração seja agradável e divertida para os peludos.
Pensando nisso, reunimos informações valiosas para você curtir o Carnaval com o seu pet de forma segura.
Participando da folia
Quando falamos em festas e a companhia dos pets nessas comemorações, é importante ressaltar que os animais são muito sensíveis a barulhos e tendem a se assustar com ambientes fechados e/ou com muitas pessoas. Para garantir que seu pet vai adorar estar contigo durante a folia é preciso que ele seja um animal sociável e que esteja acostumado a ficar em ambientes com outros animais e pessoas, com diversos estímulos visuais e sonoros.
Se esse não é o caso do seu pet, é importante respeitar as suas limitações sociais e prezar pelo seu bem-estar. Mesmo que o animal esteja acostumado com festividades ainda assim ele pode se mostrar desconfortável e demonstrar alguns sinais de medo e estresse como postura curvada, cauda para baixo e entre as patas traseiras, orelhas caídas, pupilas dilatadas e busca por isolamento. O ideal nesses momentos é levar o pet para um local onde ele se sinta seguro e protegido e para as próximas comemorações, deixá-lo com alguém de confiança ou aos cuidados de um pet-sitter, hotel ou creche especializada.
Cuidados com o pet no Carnaval
Agora se o seu pet é aquele que adora uma folia, ele vai amar esse momento. Hoje em dia já é possível participar de bloquinhos de Carnaval pet friendly, onde os pets são bem-vindos e a socialização com outros animais é diversão garantida.
Se o local da diversão não é um espaço exclusivo para tutores e pets, ainda assim é possível levar o seu amigo com você desde que você tome alguns cuidados para garantir a segurança e o bem-estar do seu pet.
Cuidado com o sol e com o calor – lembre-se sempre dos horários considerados seguros para exposição solar, antes das 10h e após as 17h, não respeitar essa janela de tempo pode causar aumento da temperatura corporal do pet – hipertermia – com risco de insolação e problemas graves de saúde. Além disso, verifique a temperatura do asfalto, o calor pode ocasionar rachaduras e queimaduras graves nas patas do pet, causando muita dor.
Mantenha o seu pet hidratado – não esqueça de levar uma garrafinha com água limpa e fresca para que ele possa beber durante todo o dia. Se o seu pet gosta de água de coco, você pode oferecer este líquido, mas com cautela.
Ambiente com muito barulho – esse tipo de ambiente pode deixar o seu pet desconfortável, caso ele comece a latir excessivamente, fique agressivo ou dê sinais de medo e estresse que mencionamos, é importante tirá-lo do local e ir para um lugar mais calmo e silencioso.
Segurança – é importante garantir a segurança do seu pet, para isso utilize coleiras ideais para o seu porte para que não ocorra o risco de fuga. Para as raças de grande porte fique atento quanto à obrigatoriedade do uso de focinheiras.
Fantasias – você pode usar fantasias e adereços em seu pet, caso ele esteja acostumado com acessórios e vestimentas. Lembre-se que as fantasias precisam ser leves e de tecidos que não causem coceira ou que atrapalhem a mobilidade do animal e que principalmente não cubram áreas como ouvidos, olhos e focinho. Não é indicado o uso de tintas, brilhos e purpurinas, esses materiais podem cair nos olhos do animal e provocar irritações. Esses produtos não são adequados para cães e gatos e podem causar reações alérgicas e problemas de pele no pet.
Local – avalie se o local onde você vai levar o seu pet é seguro para animais. Locais com muitas pessoas em períodos noturnos podem facilitar a fuga ou a perda do pet, risco de pisoteamento ou então do animal ingerir algum objeto estranho que está no chão.
Atenção!
Infelizmente em locais com muitas pessoas, como o Carnaval, existem casos de roubo de animais, por isso tome muito cuidado e mantenha o seu pet sempre perto de você, na coleira.
Nunca ofereça bebida alcoólica para o seu pet e fique atento com pessoas ao redor que possam fazer isso. O álcool é extremamente tóxico e pode colocar a vida do seu pet em risco.
Com essas dicas e orientações em mente, é só se divertir bastante, com segurança e bem-estar para o seu pet!
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …
A importância do adestramento de cães e gatos
O adestramento é um processo educacional que auxilia no desenvolvimento do pet, fazendo com que ele cresça de forma mais …