Uma boa alimentação deve começar com a escolha de bons ingredientes, é assim que funciona para nós humanos e não é diferente para os animais. A proteína é considerada o componente mais importante da alimentação dos pets e é sobre ela que vamos abordar.
A escolha de uma ração com níveis de proteínas adequados e de qualidade, trará muitos benefícios para a saúde do animal além de facilitar a absorção dos nutrientes e oferecer uma dieta balanceada.
O tema pode parecer um pouco complicado, mas é preciso que o tutor compreenda a importância da proteína para o organismo do animal. Por isso, trouxemos informações que poderão sanar as suas dúvidas. Continue a leitura:
O que são proteínas?
As proteínas são substâncias encontradas em todas as células do organismo animal e possuem em sua composição aminoácidos interligados. São consideradas o ingrediente mais importante da alimentação dos pets.
Elas possuem diversas funções no organismo, sendo responsáveis por exemplo, pela formação das estruturas celulares de ossos, pele e músculos, regulação do metabolismo, fortalecimento do sistema imunológico e até mesmo no fornecimento de energia para o animal.
Para que essas proteínas possam ser mais bem aproveitadas pelo organismo de cães e gatos, é preciso que esses aminoácidos sejam provenientes de um alimento com alto valor biológico, o que fará com que sejam mais bem digeridos e absorvidos pelo animal. Por isso a importância de buscar por rações que possuam proteínas de qualidade em sua composição.
Qual a importância da proteína para os animais?
Além de tornar a ração mais palatável, o que acaba tornando o alimento mais atrativo para o animal, as proteínas possuem um papel importante para a manutenção da saúde do pet, algumas delas são:
Prevenção de doenças
As proteínas são capazes de regular o sistema imunológico do animal fazendo com que doenças como virose, gastrite, otite, dentre outras, possam ser evitadas.
Fonte energética
A ingestão de proteínas de qualidade fará com que o animal possua mais energia, já que os aminoácidos vão agir como fonte energética, pela facilitação da sua transformação em glicose, deixando o pet mais ativo.
Fortalecimento muscular
Como trabalham na constituição das estruturas celulares, no filhote, a proteína vai auxiliar no desenvolvimento dos músculos e crescimento dos ossos, enquanto no animal adulto vai realizar a manutenção da sua massa muscular. No animal idoso, poderá evitar a perda de massa muscular e manter as suas funções motoras.
Pelagem saudável
São extremamente importantes para a formação e aspecto saudável dos pelos do animal.
Por que preferir proteínas de origem animal?
A proteína animal, como mencionado, quando retirada de uma fonte proteica de qualidade, será capaz de fornecer nutrientes importantes para a promoção e manutenção da saúde do animal, assim como na prevenção de doenças. Uma proteína de qualidade será mais bem absorvida pelo organismo do animal, fazendo com que a quantidade necessária de ingestão seja menor, já que será mais bem aproveitada, e consequentemente acabará diminuindo o volume das fezes do pet.
Já em relação a proteína vegetal, esta possui um baixo teor das chamadas matérias minerais, como cálcio e fósforo, além de serem compostas por um perfil de aminoácidos diferente, necessitando muitas vezes de um complemento de proteína animal para compensar.
Em relação ao sabor, cães e gatos tem preferência pela proteína animal, ela é mais palatável do que a proteína vegetal portanto melhor aceita pelos pets, principalmente pelos felinos.
Existe quantidade ideal de proteína?
Sim! Devemos lembrar que para cada fase da vida do animal, um nível de proteína específico será necessário para suprir suas necessidades. Em termos gerais, os cães adultos precisam de cerca de 20% e os filhotes de 24,4% (valores expressos no produto), os gatos adultos precisam de cerca de 28,9% e os filhotes 33,3% (valores expressos no produto).
Podemos observar que os filhotes necessitam de uma maior quantidade de proteínas devido a sua demanda energética e para a qualidade do seu desenvolvimento. Os gatos utilizam mais proteínas para suas funções vitais do que os cães.
Como sei o quanto de proteína tem na ração?
Como já mencionamos no post 5 dicas para escolher ração, existem no mercado pet brasileiro uma classificação dos tipos de ração que são comercializados. Segundo essa classificação, os tipos de ração onde mais são ofertadas as proteínas de origem animal, são as consideradas Premium e Super premium, mas também é possível encontrar na ração Standard, onde fazem uma mistura de proteína animal com proteína vegetal.
Ao ler a embalagem é possível verificar que os primeiros itens da lista de ingredientes são os que possuem maior quantidade na composição da ração, por isso prefira a ração que tenha a proteína animal no topo da lista. Além disso, no Brasil, é obrigatório por lei que sejam demonstradas as porcentagens desses itens contidos na composição da ração.
O importante é compreender que o alimento perfeito é aquele que contém proteína de qualidade e que oferece uma nutrição balanceada para o seu pet, capaz de fazê-lo crescer forte e se manter saudável em todas as fases da vida.
Você também pode gostar
Mais de Alimentação
Como prevenir a obesidade no pet
A obesidade em pets é um problema que vem se tornando muito comum, seja por uma alimentação não balanceada, excesso …
A importância dos checkups e uso de alimentação correta
Assim como com os humanos, os animais também necessitam de cuidados médicos durante toda a vida. Para cada fase da …
Três tendências em alimentação de pets na América Latina
O setor de alimentos para pets no Brasil, tem cada vez mais recebido influências do mercado mundial. Assim como em …