Tudo o que é bom deve ser comemorado, não é mesmo? Assim como é muito comum celebrarmos mais um ano de vida das pessoas que nos cercam, as festas de aniversário para pet tem sido uma maneira muito divertida e especial de comemorar mais um ano dos peludinhos em nossas vidas.
Apesar de não entenderem esse tipo de festa, existem muitas coisas que podem ser feitas para alegrar ainda mais esse dia que é só deles. Por isso, reunimos algumas dicas para você organizar uma festa muito divertida e segura.
Escolha do local
Seja em um ambiente interno ou externo, o local precisa ser seguro e confortável, tanto para os pets quanto para os tutores.
Você tem a opção de procurar por locais que aluguem espaços adaptados e preparados para receber animais, como salão de festas pet ou locais pet friendly. Se não é esse o caso, se atente para alguns cuidados na hora de escolher o local:
– Para ambientes externos, leve em consideração o horário a ser realizada a festa, antes das 10h ou após as 16h, para evitar a exposição dos animais ao sol, além disso, o uso de coleiras é obrigatório e o local precisa ter um cercado para evitar fugas.
– Para ambientes internos, existe um pouco mais de liberdade de horário, já que os pets não estarão expostos ao sol, mas por outro lado o ambiente fechado precisa ser bem arejado. O uso de coleiras não será obrigatório.
É muito importante que o local tenha espaço para brincadeiras e não ofereça nenhum tipo de risco para os pets durante a diversão. Se atente também para pequenos objetos e itens de decoração que possam ser facilmente pegos ou atingidos por rabinhos ou focinhos curiosos.
Dica especial para tutores de felinos: existem locais como cafés e livrarias consideradas cat friendly que são ótimas escolhas para passar aquele momento especial com seu gatinho de forma intimista, segura e cercada de outros bigodudos.
Convidados
O importante aqui é você respeitar as particularidades do seu pet. Ele faz o tipo sociável? Então reúna os coleguinhas da vizinhança, da escolinha ou hotelzinho que ele frequenta e os pets de outros membros da família.
Agora, se ele não é muito fã de amizades, tudo bem! Você pode optar por uma comemoração mais intimista e fazer uma festinha somente para a família. Ele vai se sentir especial da mesma forma.
Ah, não esqueça dos tutores! Afinal, a festa é para cercar o seu pet de gente que ele ama e adora conviver, sem contar, que mais pessoas significa ajuda extra para manter a galera comportada.
Decidido os convidados? Então é hora de caprichar nos convites!
Tema, Decoração e Lembrancinhas
O tema da festa deve ser uma homenagem ao seu pet. Escolha itens que ele adora e que façam parte do seu dia a dia, como brinquedos ou comidas preferidas, pode ser também algum traço marcante da sua personalidade ou algum fato engraçado sobre ele.
Comece tendo muito cuidado com a escolha dos itens para decoração, eles não devem conter substâncias tóxicas para os animais. Se for usar balões, que eles fiquem distantes do chão em uma altura de difícil acesso para os pets.
Você também pode usar fotos do aniversariante ou painéis decorativos com cores que tenham a ver com o tema escolhido. Abuse de chapéus e gravatas, lacinhos e bandanas para distribuir entre os convidados, com certeza ficará muito mais alegre e divertido. O comportamento do pet com esse tipo de acessório deve ser levado em consideração, de forma que se não exista experiência prévia com o uso, ele deve ser evitado.
Para as lembrancinhas, uma boa dica são as sacolinhas surpresa, que podem conter brinquedos, petiscos ou itens para passeio. Você também pode fazer algo personalizado, dê asas à sua imaginação!
Comidinhas para os pets (e os tutores)
Comida de festa para animais deve ser pet, ou seja, elaborados exclusivamente para eles! Hoje em dia já é possível encontrar bolos, doces, salgadinhos e até bebidas que respeitem a dieta do animal, assim como alguma alergia ou intolerância que ele possua.
Essa preocupação deve se estender aos amigos do pet, por isso verifique com os tutores se algum dos animais precisa de um alimento diferenciado.
Anote aí: Na hora de distribuir as comidinhas aos peludos, dê os alimentos e a água limpa e fresca em locais separados e de forma individual, para evitar ciúmes ou brigas.
Além dos alimentos prontos, também é possível encontrar receitas online. Pode ser desde um bolo feito de ração úmida ou mais elaborados. Para esses casos, a orientação de um veterinário pode ser importante.
Não esqueça dos tutores convidados! Os alimentos devem ficar longe dos animais e se possível de fácil manipulação para evitar migalhas no chão. Utilize embalagens descartáveis pois não oferecem risco aos pets e são mais fáceis na hora da limpeza e organização pós festa.
Garantindo a diversão
Aniversário tem que ter diversão! Para isso, a dica é espalhar brinquedos, ursos de pelúcia, bolinhas por todo o espaço da festa. Também é interessante fazer brincadeiras que estimulem os peludos como arremesso de brinquedos, piscina de bolinhas ou esconde-esconde de petiscos.
Caso você queira colocar música, não se esqueça de que deve ser em um volume baixo e de preferência músicas relaxantes.
Presentear o aniversariante
Se você é o convidado, não esqueça de presentear o aniversariante! Pergunte ao tutor do que o pet mais gosta, se tem algum brinquedo ou pelúcia que está precisando ser substituído. A ideia é presentear com algo que o animal realmente vai aproveitar. Uma boa opção são os vale-compras de lojas de produtos para pet.
E aí? Bora organizar uma festa de aniversário para o seu peludinho? Lembre-se que independente de ser uma megafesta ou algo bem intimista, o que importa é celebrar essa data especial cobrindo o seu pet de carinho, petiscos e muito amor.
Você também pode gostar
Mais de Alimentação
Como prevenir a obesidade no pet
A obesidade em pets é um problema que vem se tornando muito comum, seja por uma alimentação não balanceada, excesso …
A importância dos checkups e uso de alimentação correta
Assim como com os humanos, os animais também necessitam de cuidados médicos durante toda a vida. Para cada fase da …
Três tendências em alimentação de pets na América Latina
O setor de alimentos para pets no Brasil, tem cada vez mais recebido influências do mercado mundial. Assim como em …