Observar as diferenças entre os nossos amigos felinos e caninos é sempre muito interessante, não é mesmo? De forma geral, podemos dizer que os cachorros são mais conhecidos pela proximidade com os humanos, por se divertirem com coisas simples como brincadeiras de pegar a bolinha e cabo de guerra com seus tutores e por protegerem suas casas, adotando uma verdadeira postura de cães de guarda independentemente do seu porte.
Por outro lado, os bichanos, desde filhotes, já são famosos por sua individualidade, sua independência e o gosto por tirar longas sonecas e tomar banhos de sol! E, falando em banhos de sol, se você tem um gatinho em casa provavelmente já percebeu que um dos passatempos prediletos dele é ficar na janela. Apesar de ser um comportamento bastante comum, muitos tutores ainda se perguntam porque seus peludinhos escolhem justamente esse lugar específico da casa.
Para responder a essa questão, preparamos este conteúdo que promete desvendar o que há de tão interessante nas janelas, os benefícios que esse momento contemplativo pode trazer, além de dar algumas dicas para deixar o seu gatinho mais confortável e seguro. Confira!
Afinal, o que os gatos veem de tão atrativo nas janelas?
Os estudiosos do comportamento dos bichanos acreditam que esse hábito é, na verdade, um costume ancestral que ajudava os animais felinos a buscar alimento e escapar de seus predadores, assegurando sua sobrevivência. Para isso, eles buscavam lugares mais altos e que lhes dessem uma visão privilegiada — e bastante estratégica — do que estava acontecendo à sua volta.
Aliás, não é incomum que esses peludos passem muitas horas do seu dia não apenas nas janelas, mas também em cima de locais como guarda-roupas, armários e geladeiras.
Embora os gatos domésticos dificilmente precisem recorrer a essa tática para escapar dos perigos ou garantir a sua refeição, o instinto natural foi passado de geração em geração, dando a esses animais a fama de serem territorialistas.
Quais são os benefícios desse hábito tão peculiar?
É interessante observar que ficar na janela não é apenas uma herança da espécie. O costume pode trazer muitos benefícios para a rotina do seu gatinho e, neste tópico, vamos listar alguns dos principais. Veja a seguir!
A janela pode ser um bom entretenimento para o bichano
Podemos dizer que a janela é uma verdadeira televisão para o gato. Por meio dela, é possível ver outros ambientes além de sua própria casa, ouvir sons externos e sentir cheiros diferentes.
Na prática, esse lugar acaba sendo uma excelente forma de estimular os diferentes sentidos felinos, proporcionando momentos bastante agradáveis e divertidos para o seu animalzinho de estimação.
O local permite que o seu pet aproveite os banhos de sol
Assim como acontece com os seres humanos, ao entrar em contato com a pele dos gatos, os raios solares atuam de forma direta na produção de vitamina D, contribuindo com a absorção do cálcio e, assim, garantindo o fortalecimento dos ossos.
Além disso, a vitamina D também traz grandes benefícios ao sistema imunológico de modo geral, prevenindo diversas doenças e dando mais um bom motivo para que o seu bichano fique na janela.
No entanto, é importante dar uma atenção especial à quantidade de horas que o pet fica exposto aos raios solares. Afinal, em certos momentos do dia a incidência do sol pode acabar se tornando prejudicial. A dica nesse caso é conversar com um profissional veterinário para que ele indique um bom protetor solar e recomende os cuidados mais adequados a cada caso.
Como deixar esse espaço mais seguro e confortável para o seu bichano?
Agora que você já sabe por que o seu gatinho gosta tanto de ficar na janela e como esse hábito pode fazer a diferença na rotina do pet, vamos dar algumas dicas para deixar essa experiência ainda mais agradável e livre de riscos. Confira!
Coloque telas e redes de proteção nas janelas
Nós sabemos que os gatos são verdadeiros mestres quando o assunto é equilíbrio. No entanto, isso não significa que eles estejam livres de acidentes. Uma vez na janela, os pets podem se distrair ao tentar alcançar um passarinho ou uma borboleta, ou mesmo tomar um susto e acabar caindo.
Para quem mora em apartamentos, quanto mais alto o andar maior o perigo, mas quem mora em casas também deve tomar cuidados especiais! Afinal, além de uma queda, o pet também corre o risco de fugir.
Para evitar qualquer uma dessas situações, a melhor solução é investir em telas e redes de proteção e instalá-las em todas as janelas. Assim, seu gatinho vai ficar mais seguro e você vai ficar tranquilo enquanto ele aproveita a vista da janela.
Deixe o espaço mais convidativo para o gatinho
Tendo em mente que o seu pet vai passar bastante tempo esbanjando todo o seu charme nas janelas da casa, por que não deixar esse espaço mais acolhedor, não é mesmo? Em lojas especializadas é possível encontrar alguns móveis como prateleiras e plataformas específicas para gatos.
Outra boa opção é adquirir uma caminha suspensa para assegurar a “visão do alto” para o bichano. Além de trazer mais conforto, você ainda evita que o pet force a tela de proteção com o seu peso.
Você também colocar alguns acessórios e brinquedos suspensos que vão deixar o local ainda mais interessante para o seu gatinho.
O importante é colocar em primeiro lugar a segurança do seu pet e garantir uma rotina com tranquilidade e bem-estar!
Você também pode gostar
Mais de Bem-estar
A saúde mental e o bem-estar dos pets
Falar sobre a saúde mental dos animais é tão importante quanto falarmos sobre a saúde mental dos seres humanos. Assim …
Direitos dos pets
Assim como nós humanos, os animais também têm direitos garantidos por lei, como direito à liberdade, à integridade física e …
Cuidados com o pet no verão
Na época mais quente do ano todos nós precisamos redobrar os cuidados com a saúde e isso não é diferente …